domingo, 17 de dezembro de 2023

Escola SESI Adonias Filho vai investir em 2024 mais de R$ 2 milhões na melhoria da infraestrutura

Investimentos preveem a construção de uma
Sala Maker e melhorias nos laboratórios
e infraestrutura da escola
Inaugurada em 2017, a Escola SESI Adonias Filho, em Ilhéus, receberá novos investimentos para o ano letivo de 2024. São mais de R$ 2 milhões aplicados na infraestrutura da escola, que inclui a construção de novos laboratórios e requalificação da infraestrutura.
Os investimentos fortalecem o compromisso do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) com a educação e a inovação. O principal destaque é a construção de uma Sala Maker, que irá reforçar ainda mais a adoção de metodologias avançadas e novas práticas de ensino, que se somará aos laboratórios já existentes e que também passarão por uma requalificação.
“O investimento anunciado em 2024 reflete o compromisso contínuo da Rede SESI de Educação em proporcionar uma educação de qualidade, estimulando a inovação, a pesquisa, a prática esportiva e capacitando os alunos para um futuro de sucesso”, destaca o gerente da unidade do SESI em Ilhéus, Alexandre Régis.
MAIS DE 2.200 ALUNOS
Situada na Rodovia Jorge Amado, BR-415, Km-13, em Ilhéus, a Escola SESI Adonias Filho tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional da comunidade, viabilizando um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal.
Ao longo desses sete anos de atuação no Sul da Bahia já foram mais de 2.200 alunos matriculados, 397 formados. Dentre estes, 85 são alunos bolsistas de ensino médio, como parte das ações de gratuidade promovidas pelo SESI Bahia, voltado para pessoas de baixa renda. As bolsas de ensino médio são oferecidas anualmente e o ingresso se dá por meio de uma prova, além do critério de renda familiar.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
A Escola SESI Adonias Filho integra a Rede SESI de Educação, presente em todas as regiões da Bahia, segue as diretrizes de educação do SESI nacional, com mais de 50 anos de tradição em educação no país. A metodologia de ensino aplicada na rede SESI privilegia a inovação e o estímulo do gosto pelas ciências e tecnologia.
Os alunos do SESI têm a oportunidade de integrar projetos de robótica, tecnologia e iniciação científica, que prevê a participação em eventos, competições e feiras científicas nacionais e internacionais.

Foi assim que, nos últimos sete anos, os alunos da Escola Adonias Filho participaram com sucesso de competições regionais e nacionais com representantes nos torneios de robótica First Lego Leagues, da Fórmula 1 In Schools e das principais feiras científicas pré-universitárias do país: Febrace, Mostratec, Olimpíada Brasileira de Linguagens, Olimpíada Brasileira de Robótica, dentre outros.
Em 2020, a equipe da Escola SESI Adonias Filho conquistou o título de Carro Mais Veloz da Bahia, no torneio da F1 In Schools, que consiste na concepção de um carro de corrida autônomo que deve percorrer uma pista de 20 metros no menor tempo possível. O projeto exige dos alunos desenvolver habilidades em física e matemática, dominando conceitos como aerodinâmica e engenharia.
Além da F1, os alunos do SESI de Ilhéus também conquistaram, por dois anos consecutivos - 2022 e 2023 -, medalha de prata na competição nacional Jornada de Foguetes, e também foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (2022 e 2023) e Astronáutica (2020, 2021,2022, 2023).
ESPORTES
Além do foco na excelência acadêmica e na inovação, o SESI valoriza a prática esportiva como parte integrante do desenvolvimento integral dos alunos. A escola incentiva a participação ativa em diversas modalidades esportivas, promovendo não apenas a saúde física, mas também valores como trabalho em equipe, disciplina e resiliência.
PRINCIPAIS INVESTIMENTOS
· Sala Maker de Última Geração: O principal investimento na unidade do SESI será na construção de uma sala maker de última geração. Esse espaço inovador visa fomentar a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipe, preparando os alunos para os desafios do século XXI. Equipado com tecnologias de ponta, o laboratório oferecerá um ambiente propício à experimentação e à materialização de ideias, impulsionando o desenvolvimento de habilidades práticas e a resolução de problemas.
· Aprimoramento dos Laboratórios: Os laboratórios já existentes também receberão investimentos, garantindo que os alunos tenham acesso a instalações modernas e tecnologicamente avançadas. Isso permitirá que os estudantes e os pesquisadores da Iniciação Científica realizem experimentos e projetos com eficácia, fortalecendo ainda mais a compreensão prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.
· Melhorias na Cantina: O SESI Adonias Filho também se preocupa com o bem-estar dos seus alunos, e, portanto, parte dos investimentos será direcionada para a melhoria do espaço da cantina, que oferecerá um ambiente ainda mais acolhedor para o convívio social e o desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário