terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Cáritas Brasileira inicia mutirão de plantio de mudas na Vila Cachoeira, em Ilhéus

Moradores das comunidades de Vila Cachoeira, em Ilhéus, e Cajazeiras, em Dário Meira, estado da Bahia, darão mais um passo importante rumo à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em seus territórios. Na quarta-feira, as comunidades estiveram reunidas para iniciar mais uma ação do projeto CUIDAR: Comunidades Unidas pela Prevenção de Desastres em Ilhéus e Dário Meira, na Bahia.
Foi plantada a primeira muda de árvore, um ipê amarelo, para recuperação da mata ciliar da Vila Cachoeira, próxima ao grande pé de tamarindo da Rua Beira Rio, número 1.
A atividade de plantio da “pedra fundamental” da iniciativa será acompanhada por representantes da Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Nordeste 3, entidades realizadoras do projeto CUIDAR, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), financiadora da iniciativa, além da Defesa Civil do município.
O plantio das demais mudas terá continuidade em abril, após mapeamento e análise de solo realizado pela Ambientar Engenharia Jr., empresa júnior da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Serão mais de 60 mudas de espécies frutíferas doadas pela Ambientar e pela CVR Costa do Cacau – Gerenciamento de Resíduos, a serem cultivadas na margem do rio Cachoeira.
“Os efeitos das cheias abruptas de rios são minimizados quando a mata ciliar, ou a vegetação da margem, está preservada, cenário raro devido à degradação provocada por grandes empreendimentos sobre os nossos biomas”, explica Lucas D’Ávila, assessor nacional ligado à área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) da Cáritas Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário