quarta-feira, 27 de março de 2024

Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL) inicia atividades de 2024 com jantar de confraternização.

A Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL) iniciou suas atividades do ano de 2024 nesta última terça-feira, dia 26, com um jantar de confraternização para membros efetivos, beneméritos e correspondentes. O evento foi realizado no Salão de Festas da Loja Maçônica 28 de Julho, em Itabuna-Bahia.
Segundo o Prof. Samuel Mattos, presidente da entidade, vivemos um momento histórico em que o trabalho, as formalidades e a comunicação via redes sociais preenchem quase todos os espaços, de modo a restar pouco tempo para a confraternização e a comunhão entre as pessoas. “Os membros de uma academia de letras, ou de qualquer outra associação, precisam se conhecer, conversar, estabelecer laços de amizade e parceria, para além do trabalho e das ações formais”.
“Nos últimos anos, a AGRAL cresceu e se renovou, de modo que, agora, nem todos os membros se conhecem. Por isso, precisávamos iniciar o ano com um momento comunhão, em prol da amizade e da alegria, para depois, e somente depois, retomarmos os trabalhos regulares e formais”, afirmou o presidente.
Em maio deste ano, a AGRAL empossará mais quatro acadêmicos: Carlos Alberto de Souza Santana (Carlos Kahê), para a Cadeira 32 (Nestor Carlos Passos Mendes Silva); Emadilson de Jesus Santos, para a Cadeira 25 (José Dantas de Andrade); Lilian Kazuyo Pinto Hori, para a Cadeira 19 (Gil Nunesmaia) e Renato Afonso Marques de Souza (Renart), para a Cadeira 31 (Minelvino Francisco da Silva). A cerimônia de posse será na Universidade Estadual de Santa Cruz.
Ainda segundo o presidente, o ano de 2024 será também dedicado a palestras de acadêmicos que tomaram posse em 2023, direcionadas para público convidado. Dentre os temas agendados estão “Integração das Políticas Públicas” (a ser ministrada pela Confreira Lisdeili Maria Nobre Guimarães Dantas (Cadeira 07, Euclides Neto); “Dignidade Animal e a Possibilidade do Habeas-Corpus em Face dos Grandes Primatas”, pelo Confrade Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas (Cadeira 22, Ildásio Tavares); “Bastidores da Produção Cinematográfica”, a ser ministrada pelo Confrade Victor Aziz (Cadeira 14, Mário Gusmão); “Privacidade na Sociedade da Informação”, a ser ministrada pelo Confrade Rafael Freire Ferreira (Cadeira 27, Luiz Gama); “Marketing Político”, a ser ministrada pelo Confrade Afonso Dantas (Cadeira 09, Adonias Filho) e “Xilogravura: Técnica, Cultura e Arte”, a ser ministrada pela Confreira Janete Lainha (Cadeira 38, Valdelice Pinheiro). A ideia norteadora de tais ações, que acontecem no âmbito do chamado “Ciclo de Palestras da AGRAL”, iniciado em 2021, é ampliar a interação entre Academia e sociedade. “Assim, aprendemos e ensinamos”, diz o Prof. Samuel Mattos.
Neste ano, a AGRAL também participará de ação proposta pela Rede de Interação das Academias de Letras da Bahia (RICA), presidida pelo Prof. Aleilton Fonseca (Universidade Federal da Bahia/Academia de Letras da Bahia). Trata-se de evento que reunirá as academias de letras de todo o Estado. A ideia da RICA é reunir os acadêmicos, tanto na sede da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), quanto na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. A proposta é apoiada pelo Prof. Dr. Alessandro Fernandes de Santana, Magnífico Reitor da UESC, que tem fortemente acolhido e estimulado ações artístico-culturais no Campus Universitário e em outras áreas de abrangência da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário