terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Hospital Regional Costa do Cacau orienta acompanhantes para cuidado colaborativo e prevenção de lesão por pressão

Na manhã última segunda-feira (02), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizou a ação “Letramento de acompanhantes para o cuidado colaborativo e prevenção de Lesão por Pressão (LP)” para aproximadamente 50 acompanhantes de leitos cirúrgicos e clínicos.
A atividade foi promovida pelos núcleos de Segurança do Paciente (NPS), coordenado pela enfermeira Adriana C. Santos, de Educação Permanente em Saúde (NEPS), integrada pelo enfermeiro Carlos Vitório de Oliveira, e Comissão de Feridas, representada pelo enfermeiro Elton Alex Gonçalves, especialista em cuidados de pacientes com feridas, estomias, incontinências e fístulas.
Além disso, dois projetos de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o “Caravana Itinerante pela Segurança do Paciente (CISP)”, coordenado pelas docentes Simone Souza e Rejane Barreto, e o “Atenção Integral à Saúde do Adulto”, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Emanuela Cardoso atuaram nas orientações durante a atividade.
Ainda fizeram parte da ação, um bolsista de extensão e dez alunos voluntários do sétimo semestre do curso de graduação de Enfermagem da UESC, militantes do cuidado seguro e promoção à saúde.
Na ocasião, o “Letramento de acompanhantes para o cuidado colaborativo e prevenção de Lesão por Pressão (LP)” utilizou de metodologias ativas e recursos tecnológicos a partir de quatro estações. A primeira, “Conhecer para agir”, através de sessão de cinema, com exibição de vídeo sobre LP, seguido de uma dinâmica para identificação de pontos de pressão em um manequim.
A segunda, ressaltou a importância da mudança de decúbito (que se refere à posição do corpo em repouso) e descompressão: como fazer de forma assertiva. Neste momento dinâmico e de muita interação, foi ensinado de forma prática como realizar este procedimento em uma pessoa, que figurou como paciente durante a referida orientação.
A terceira estação, trabalhou o tema “Letrar para empoderar” com uma dinâmica de “mito ou verdade” por meio de plaquinhas e recursos com imagem, infográfico, QR Code e tablet. Aconteceu um diálogo sobre a relação intrínseca entre higiene, alimentação e prevenção da lesão por pressão.
Por último, na sequência das orientações, veio a exposição de produtos tecnológicos e ecológicos para prevenção de LP. Houve uma grande adesão dos acompanhantes que participaram das atividades, com interação e elucidação de dúvidas.
Para a enfermeira Rejane Barreto, docente da UESC, todos se demonstraram colaborativos no processo do cuidado que se deve ter com o paciente. “A experiência colocada em prática aqui no HRCC também oportunizou aos estudantes vivências práticas da integração ensino-serviço, contribuindo para formação profissional”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário