Disciplina reúne estudantes do quarto ano de Medicina da Uesc
A professora Mônica Moura Costa ministrou, na manhã de quarta-feira (23 de julho de 2025), aula para 37 estudantes do quarto ano do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de Semiologia Pediátrica da disciplina Habilidades Clínicas e Atitudes IV.
A matéria aborda aspectos essenciais da Pediatria para a boa prática médica, como a realização de anamnese completa, exame físico detalhado, interpretação de exames complementares estimulando o raciocínio clínico. A aula também enfatizou a importância da comunicação e do desenvolvimento de atitudes profissionais adequadas, como empatia e foco no paciente. Os alunos realizaram desenhos à mão livre da estrutura do sistema respiratório utilizando o lúdico e artesanal valorizando a arte para a formação holística do futuro médico.
A disciplina tem como objetivos desenvolver habilidades e competências buscando a excelência técnica e moral, valorizando a comunicação e interação com pacientes, familiares e equipes de saúde; entendendo a Saúde num modelo biopsicossocial.
O curso de Medicina da Uesc possui uma matriz curricular abrangente, com ênfase em diversas áreas do conhecimento médico, incluindo comunicação, ética profissional e prática clínica. Destaca-se ainda pela formação voltada à análise crítica, à resolução de problemas. A arte na educação médica refere-se ao uso de diferentes formas de expressão artística como ferramenta para aprimorar a formação dos futuros médicos. Essa abordagem visa desenvolver habilidades como observação, empatia, comunicação e pensamento crítico, além de promover uma visão mais ampla e humanizada da prática médica.
Comentários
Postar um comentário