Professora Josanne Morais lança obra sobre condução da análise psicanalítica em Itabuna
Será lançado na próxima terça-feira, 15 de julho, às 19 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, o livro “Condução da Análise: possíveis caminhos à luz das teorias Freudiana e Lacaniana”, de autoria da professora e psicanalista Josanne Morais. A publicação é da Editora Via Litterarum.
A obra, fruto de longa dedicação à psicanálise, propõe reflexões sobre a prática clínica a partir dos fundamentos teóricos de Sigmund Freud e Jacques Lacan. O livro apresenta biografias dos dois pensadores e analisa três casos clássicos da clínica freudiana: Emma Eckstein, Ida Bauer e Margarethe Csonka-Trautenegg. A partir deles, são discutidos temas centrais como a demanda terapêutica, o papel do sintoma, o tempo na análise, o lugar do analista, a escuta clínica e a interpretação dos sonhos.
Nos quatro tópicos que compõem a obra, a autora articula teoria e prática, destacando a importância da escuta e das demandas do analisando. A publicação busca ainda evidenciar as particularidades da clínica contemporânea e o papel do significante, da falta e do desejo na constituição do sujeito.
Natural de Salvador, Josanne Morais é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde atua como professora titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. É psicanalista clínica, autora de diversas publicações e presidente da Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL).
Comentários
Postar um comentário