Uesc assume protagonismo nacional no Planejamento Espacial Marinho no Nordeste

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) reafirma seu protagonismo científico e institucional ao coordenar as atividades do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste (PEM-NE), cuja abertura, Bahia, ocorreu em Salvador, no dia 30 de junho. O evento contou com a presença do reitor Alessandro Fernandes, autoridades do Governo da Bahia, da Marinha do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Com base em Ilhéus, a Uesc lidera, entre 13 universidades nordestinas, a construção de uma política pública inovadora para a organização e gestão sustentável do uso do mar. As ações se estenderão até 2028 e abrangem desde a linha de costa até os limites da Zona Econômica Exclusiva.

“O oceano é um dos recursos mais valiosos do planeta e seu uso desordenado compromete a biodiversidade e a resiliência climática. O PEM-NE é fundamental para garantir o ordenamento sustentável das atividades marinhas”, afirmou o reitor Alessandro Fernandes, que destacou a atuação de mais de 100 profissionais envolvidos no projeto.

A iniciativa consolida a Bahia como polo estratégico no processo de ordenamento do espaço marinho brasileiro, em consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo país, como a meta de implementação nacional do PEM até 2030.

Além da Uesc, outras 12 universidades integram a iniciativa, promovida pelo governo federal com apoio do BNDES e do Funbio. O PEM é reconhecido pela Unesco como ferramenta essencial para conciliar interesses econômicos, sociais e ambientais na gestão do mar.

A Uesc, por meio de sua competência técnico-científica, fortalece o papel da academia na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à justiça social nos territórios costeiros e marinhos. No dia 25 de julho será a vez de Ilhéus. O evento de apresentação do PM NE, no Sul da Bahia, será no auditório do Edifício José Heroldo Castro Vieira (Torre Administrativa).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria, Mãe da Igreja

Vinte e quatro municípios baianos terão novas divisas

Uesc celebra 33 anos de estadualização com sessão solene do Consu