Astro-Rei inspira nomes dos recém-nascidos no Hospital Materno-Infantil em Ilhéus durante 2025

Em 2025, o cosmos ditou o ritmo das escolhas no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus. O sol foi a principal fonte de inspiração para os pais, refletindo um desejo de luz e renovação. Segundo dados da Unidade Interligada de Registro Civil, os nomes Ravi (com 33 registros) e Helena (com 29) lideraram o ranking da unidade no último ano.O serviço de registro, que funciona dentro do próprio hospital, através do Cartório do 1º Ofício de Ilhéus, garante que os bebês já saiam da unidade com Certidão de Nascimento e CPF, emitidos de forma gratuita. O HMIJS é uma obra do Governo da Bahia, sob gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).Nomes como Helena mostram que a mitologia grega continua sendo uma fonte inesgotável de inspiração, ligando os recém-nascidos ao conceito de "raio de sol" e "fogo radiante". O nome Ravi consolidou-se como um favorito, trazendo a sonoridade curta e moderna que a geração atual prefere, sem perder a ancestralidade solar.

Helena significa "a reluzente", "a resplandecente", ou "tocha", simbolizando luz, beleza, sabedoria e esperança. Ravi é um nome de origem sânscrita que significa "o Sol" ou "Deus do Sol", simbolizando luz, energia, poder, e renovação, com conotações de vitalidade e esperança. Também pode ter raízes hebraicas, significando "meu sol" ou "meu amado", e em francês, "encantado".
Diversidade
Ainda de acordo com o levantamento feito pelo cartório, Maya é o segundo nome feminino mais registrado, seguido de Ayla e Maitê. Entre os meninos, Anthony aparece em segundo, acompanhado por Arthur e Gael. Durante o ano de 2025, 1.869 registros foram feitos na unidade interligada do cartório que funciona no hospital. Desde fevereiro de 2022, quando o serviço foi implantado no HMIJS, 6.066 registros com CPF já foram emitidos.
Referência
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados intensivos e clínicos infantis. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde. É a única maternidade 100 por cento SUS da região e o único hospital especializado no atendimento aos Povos Indígenas da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os bons cristãos

A Uesc e Itabuna: Compromisso com o Desenvolvimento Regional

Padre Cristo inicia tratamento radioterápico em Campina Grande e renova mensagem de fé e esperança