terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem programação intensa na Bahia

‘Todos juntos contra a tuberculose na luta pela eliminação. Levante esta bandeira’. Este é o lema do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, que chama a atenção para a doença que ainda hoje faz muitas vítimas tanto no Brasil quanto no exterior.
Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado no final do ano passado, em 2009 foram notificados 5,8 milhões de casos de tuberculose, 75.040 dos quais no Brasil. Na Bahia, em 2010, ocorreram 5.393 casos novos e 365 mortes.
Na Bahia, a programação para marcar a data foi iniciada nesta segunda-feira (21) e se estende até a próxima sexta-feira (25), contemplando todas as regiões do estado, onde haverá atividades para divulgar informações sobre a enfermidade. Para a próxima quinta-feira (24), na Praça da Piedade, das 8 às 17h, o Fórum Baiano de Combate à Tuberculose - colegiado de instituições da sociedade civil – programou uma mobilização, com a participação de entidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.
Está prevista apresentação de peça teatral, de música e de vídeos, e distribuição de material educativo. O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e os PCTs dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari apoiam a iniciativa juntamente com o Hospital Octávio Mangabeira e o Laboratório Central (Lacen).
Nas 73 unidades de saúde da capital, onde o Programa de Controle da Tuberculose está implantado, serão intensificadas as atividades nesta semana, com palestras em sala de espera de unidades de saúde, intensificação da busca de serviços de referência (SR) na comunidade, distribuição de material educativo, reunião com líderes comunitários e religiosos, além de café da manhã para pacientes e familiares nas unidades de saúde.
Programação em Camaçari e Lauro de Freitas
Em Camaçari, na Praça Montenegro, acontecerá uma Mini Feira de Saúde, na quarta-feira (23), das 9 às 16h, que irá divulgar informações sobre tuberculose, identificar sintomas respiratórios e promover integração entre as equipes envolvidas no controle da tuberculose. A programação consta ainda de orientação sobre a doença e encaminhamento de pessoas com sintomas às unidades de saúde, além de atividades artísticas e culturais.
Ainda em Camaçari haverá orientação sobre HIV e Tuberculose/HIV, encaminhamento para realização do teste, verificação de pressão arterial e glicemia, e distribuição de brindes para quem responder corretamente perguntas sobre a enfermidade. A partir de quinta-feira, serão feitas palestras nas salas de espera de todas as unidades de saúde, em associações, casas de dependentes químicos, e panfletagem em delegacia e bares.
Em Lauro de Freitas, na manhã do próximo dia 24, uma caminhada reunirá profissionais, moradores e agentes comunitários de saúde (ACS). Para Itinga foi programada distribuição de cartazes a serem afixados em farmácias, bares, entre outros locais.
Nas unidades de saúde de Areia Branca, Portão e Vida Nova, e no Ambulatório do Centro também acontecerão palestras nas salas de espera, além de busca ativa de pessoas com sintomas, coleta de material para pesquisa de BAAR (exame), distribuição de folders e entrevistas na rádio comunitária de Areia Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário