quinta-feira, 31 de março de 2011

Itacaré é escolhido para ser destino indutor do turismo

 Itacaré acaba de ser incluído na lista dos 50 municípios brasileiros que serão capacitados como destino padrão de qualidade internacional e será vendido como um dos principais atrativos para Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). As ações para aumentar o fluxo de turistas, nos próximos anos, começaram a ser debatidos nesta quarta-feira, 30.

Visando preparar o município para atender a demanda de turistas estrangeiros, prevista principalmente para depois da Copa do Mundo, está sendo implantado em Itacaré o plano de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos.
Ele é desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Marca Brasil, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O plano prevê a capacitação dos atores locais e ampliação dos conhecimentos sobre planejamento estratégico.
EtapasO planejamento para que o município se torne um dos destinos indutores do turismo no Brasil foi iniciado com a realização de workshop, que será encerrado ao meio dia desta quinta-feira, 31. O evento reúne empresários, associações, organizações não governamentais e representantes do poder público municipal.
O plano prevê execução de cinco módulos e este primeiro será destinado à formação de grupo gestores. Ele debate assuntos como inteligência e capacitação, planejamento e gestão, empreendedorismo e gestão de projetos e sistema de inteligência e competitividade.
O workshop é coordenado pela consultora do Instituto Marca Brasil, turismóloga Delma de Andrade, que é especialista em gestão de marketing e mestre em antropologia pela Universidade Federal de Brasília. Ela explica que o evento visa elaborar um plano de ação para que Itacaré alcance competitividade internacional.
Bom cenário Delma de Andrade afirma que na Bahia foram poucos os municípios escolhidos para integrar a lista dos locais indutores para o turismo. “O fortalecimento da governança local e a ampliação dos conhecimentos sobre o planejamento estratégico, conhecer os pontos fortes e fracos, são fundamentais para fazer de Itacaré um dos indutores do turismo internacional no Brasil”.
Delma explicou que a preocupação do Ministério do Turismo não é apenas oferecer os destinos durante a Copa e Olimpíadas, mas depois da realização desses eventos, quando fluxo de turistas estrangeiros deve aumentar 40%. “O município terá um retorno muito bom nos próximos anos”.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que o município será um grande parceiro do Ministério do Turismo nas ações para fortalecer o turismo da cidade. Ele criticou o fato do trabalho para fortalecer o turismo não ter contado com apoio da administração municipal no passado. “Não posso entender como o município não tenha sido incluído neste planejamento desde 2008”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário