quinta-feira, 31 de março de 2011

Oposição toma capital da Costa do Marfim


Em reunião especial, Conselho de Segurança da ONU aprova sanções contra cúpula de regime de facto de Gbagbo
(O Estado de S.Paulo)

Forças do grupo reconhecido pela comunidade internacional como legítimo governo da Costa do Marfim tomaram ontem Yamoussoukro, a capital do país do oeste da África, em uma dura derrota do presidente de facto Laurent Gbagbo. Alassane Ouattara - opositor que, segundo a ONU, venceu a eleição de novembro - deu "horas" para Gbagbo abandonar o poder.
No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que impõe sanções contra Gbagbo, que incluem congelamento de bens e proibição de viagens, exigindo sua saída imediata do poder.
"O tempo de diálogos e armistícios acabou", decretou o braço direito de Ouattara, Guillaume Soro. Gbagbo encontra-se na cidade de Abidjã, para onde rumam as tropas do líder opositor.
Em meio à escalada no conflito, a ONU impôs uma nova rodada de sanções contra líderes do grupo de Gbagbo. A França disse que militantes ligados ao presidente de facto dispararam contra seu embaixador no país. Cinco meses de tensão deixaram 500 mortos e 1 milhão de refugiados na Costa do Marfim.
Após a queda da capital, forças de Ouattara patrulharam as ruas disparando para o alto, mas foram recebidas com festa pela população. Militares e policiais teriam abandonado a cidade antes da chegada dos rivais. / AP


Cacau em Costa do Marfim
Noticias que interessam aos cacauicultores do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário