terça-feira, 5 de abril de 2011

Novo aeroporto de Vitória da Conquista é tema de oficinas

Nesta quarta (6) e na quinta-feira, a partir das 9h, acontecem oficinas preparatórias com a comunidade para as discussões dos relatórios do Estudo de Impactos Ambientais (EIA) do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Elas serão realizadas no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e na comunidade de Pé de Galinha, a dois quilômetros do local onde será construído o novo aeroporto.






 O objetivo das oficinas é permitir que a comunidade conheça o que será feito e os benefícios que o novo aeroporto poderá oferecer. O evento contará com representantes da população local, do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), do Instituto de Meio Ambiente (IMA), do prefeito da cidade, Guilherme Menezes, e de entidades representativas. Estima-se que cerca de 400 pessoas estarão presentes.
 O novo aeroporto é um projeto do governo da Bahia, via Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), e será implantado pelo Derba em uma área à margem da BR-116.
A expectativa é que a pista tenha aproximadamente 2,3 quilômetros de extensão, possibilitando o pouso e a decolagem de aviões de grande porte. O plano diretor e os projetos básicos, com exceção do terminal, já foram concluídos e apresentados.
Os estudos preliminares para implantação do equipamento foram elaborados pela Concremat e os investimentos previstos para a obra são de R$ 86 milhões.
 Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, vice-governador Otto Alencar, iniciativas como essa devem ser adotadas para que os devidos esclarecimentos sejam prestados à comunidade envolvida diretamente com o processo de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista.
“O IMA coordena, dentro do processo de licenciamento de construção do aeroporto de Conquista, a realização das oficinas. Nós executamos o projeto e vamos começar os trabalhos como meio de divulgação e conscientização dos impactos ambientais dentro da comunidade conquistense. Assim, esperamos que, se a população tiver dúvidas, que estas sejam esclarecidas, e, quem tiver sugestões, aproveite o momento de compartilhar conosco”, afirmou Alencar.
Outras intervenções – Recentemente, o Derba ampliou o terminal de passageiros do atual aeroporto, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. Os serviços executados envolveram a ampliação do saguão para 140 metros quadrados, contando com uma sala de embarque climatizada com 100 metros quadrados, sala de desembarque com 65 metros quadrados, sanitários, check-in para atender quatro empresas e espaço para instalação das empresas de apoio. A área total deste terminal passou de 300 para 660 metros quadrados.
 Por estar localizado na malha urbana, o atual aeroporto não possui condições de se desenvolver. O novo aeroporto estará apto para atender a demanda, o que favorece o turismo e os negócios, além de significar investimentos relevantes na área de infraestrutura, acolhendo as necessidades exigidas para a Copa do Mundo 2014.

Um comentário:

  1. MORO EM SP E QUERO QUE CONQUISTA ALCANÇE O MELHOR E PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE ESSA CIDADE TENHA UM AEROPORTO DE PORTE,PARA FLUIR TODO TIPO DE EMPREENDIMENTO QUE ELA TEM E TERÁ.CONTE COM O APOIO DOS MORADORES DA URBIS VI.REINALDO B.LIMA.

    ResponderExcluir