quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pesquisadora da UESC publica livro sobre coleta de sementes e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

Visando auxiliar na identificação de espécies de árvores freqüentes na Mata Atlântica da Região Sul da Bahia, a pesquisadora Michaele Pessoa com apoio do Instituto Cabruca, Instituto Biofábrica de Cacau, Conservação Internacional do Brasil e CEPLAC, a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Jardim Zoológico de Antwerp - Bélgica em parceria com o IESB, está lançando o Livro Calendário Fenológico: Uma ferramenta para auxiliar no cultivo de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica do Sul da Bahia, editado pela Editus, gráfica da UESC. O mesmo contém informações e ilustrações do período reprodutivo de espécies nativas, além da indicação de seus períodos de floração e frutificação. 
Na forma de guia de campo, o calendário, permite uma consulta rápida e objetiva, essencial ao cultivo dessas espécies, pois ele orienta na coleta eficiente de sementes, na produção de mudas e na utilidade ecológica e econômica das espécies, podendo ser utilizada em programas de reflorestamento e de silvicultura. 
Segundo o Diretor Geral da Biofábrica, Henrique Almeida, o livro será de suma importância para auxiliar produtores e técnicos no cultivo de espécies nativas que serão utilizadas pela Biofábrica, CEPLAC e Instituto Cabruca para serem consorciadas com cacaueiros na implantação de programas de fomento florestal, como já ocorre com o Pau Brasil. A idéia é criarmos a estrutura necessária para estruturar programas em torno da linha de financiamento 'FNE Verde” e fazer do Sul da Bahia um grande pólo moveleiro de alto valor agregado e de baixo impacto ambiental, concluiu o Diretor. 
Quem se interessar em adquirir a publicação poderá entrar em contato com o Instituto Cabruca nos telefones (73) 3633 6899 com Erick Cota, ou na Livraria da UESC no Centro de Arte e Cultura Paulo Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário