quarta-feira, 13 de julho de 2011

Capacite realiza curso para empresários na UESC

O Projeto Capacite - Capacitação em Inovação tecnológica para empresários do Nordeste fará curso na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, para empresários do Sul, Extremo Sul da Bahia e área de abrangência da Universidade. O objetivo é capacitar empresários para o empreendedorismo inovador, contribuindo com os esforços de inovação na região Nordeste, focando em propriedade intelectual e transferência de tecnologia. 
Promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da UESC, é parte de um programa de cursos para o apoio ao empreendedorismo inovador e o desenvolvimento na região. O curso tem 56 horas aulas presenciais e o seu inicio será 15 de julho, com termino previsto para o dia 13 de agosto, sempre aos sábados das 8:00 h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, no auditório Jorge Amado, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho, em Ilhéus. 
As inscrições podem ser feitas através da ficha de inscrição que deve ser preenchida e encaminhada para o e-mail (nituesc@gmail.com), junto com a cópia do depósito bancário no valor de R$ 150, 00 por participante, ou entregar no NIT, no 3º Andar da Torre José Haroldo. De acordo com o coordenador do Núcleo, Professor/Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo, “no caso de duas inscrições a terceira será gratuita e algumas vagas foram reservadas para alunos, professores e funcionários da UESC. Estas vagas têm um custo de R$100,00.” 
Através do curso, os professores querem ampliar as ações de divulgação e disseminação de propriedade intelectual e transferência de tecnologia no Nordeste, melhorar competências para absorver ou criar novas tecnologias e/ou processos produtivos, apoiar o empresariado na proteção da propriedade industrial, fortalecer as parcerias já existentes e estimular novas parcerias entre os pesquisadores das instituições e empresas visando ao aumento da propriedade Intelectual registrada, solidificar a cooperação entre empresas, universidades e institutos federais para auxiliar na redução dos custos da produção e dos riscos da inovação tecnológica. 
Disciplinas Os participantes terão como disciplinas: Política Nacional de CT&I Aplicada às MPEs; Gestão Empreendedora e de Inovação; Propriedade Intelectual; Propriedade Intelectual no Agronegócio e na Biotecnologia; Noções de Elaboração de Projetos PD&I; Como Investir e Gerenciar Projetos Ligados à Lei de Informática e Lei do Bem; Gestão e Comercialização de Tecnologia; Metrologia; Normalização e Avaliação de Conformidade; e Transferência de Tecnologia. O Capacite O Projeto é resultado da interação das instituições UFBA, UFS, UFPI, UFMA, UESC, IFAL, IFMA, IFS, IFPB, IFCE, IFPI, IFBA, IFPE, participantes da Rede NIT-NE. A equipe é composta por membros das instituições que atuam na inserção dos esforços de inovação, partilhando e disseminando boas práticas de proteção à Pesquisa Intelectual e Transferência de Tecnologia, com mútua capacitação para responder pelas competências previstas na Lei de Inovação. O Dr. Gesil Sampaio Segundo explica que “as inovações nas empresas referem-se às mudanças planejadas nas suas atividades, com o intuito de melhorar seu desempenho, sendo uma necessidade para todos os setores e atividades. Inovar é a palavra da vez, para que a empresa se mantenha adequada ao mercado e em constante sintonia com as necessidades dos clientes, pondo-se à frente da concorrência, encontrando novos nichos de mercado, aumentando sua eficiência e ajudando no desenvolvimento do país.” Professores As aulas serão ministradas pelo professores: MSc.Agnaldo Freire (UESC/CEPEDI); Dra. Ana Eleonora Paixão (UFS); MSc. André Luiz Carneiro de Araujo (IFCE); Dr. Ayrton Brandim (IFPI); Dr. Carlos Alberto da Silva (UFS); Dra. Claudia do Ó Pessoa (UFC); MSc. Conceição de Maria Veras Lima Verde (IFPI); Dra. Cristina M. Quintella (UFBA); Dr. Edilson Mineiro Sá Junior (IFCE); Dr. Ednildo A. Torres (UFBA); Dr. Gabriel Francisco Silva (UFS); Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo (UESC); Dra. Gilvanda Nunes (UFMA); Dra. Glória Maria Marinho Silva (IFCE); Dra. Janice Izabel Druzian (UFBA); Dr. Jomar Sales Vasconcelos(IFMA); Dra. Maria Augusta Silveira Netto Nunes (UFS); Dra. Maria Rita de M. C. Santos (UFPI); Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho (UFPI); Dr. Ronaldo Correa – (IFMA); Dra. Simone de Cássia Silva (UFS)) e Dra. Suzana Russo (UFS) Informações: Núcleo de Inovação Tecnológica NIT-UESC 3º Andar do edifício José Haroldo (Torre Administrativa) Campus Soane Nazaré de Andrade, Salobrinho CEP: 45662-900. Ilhéus-Bahia http://www.uesc.br/nucleos/nit/ E-mail: nituesc@gmail.com - nit@uesc.br Vagner Eduardo Caetano Marques (73) 3680 5392 Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC (NIT-UESC) Tel&FAX: (73) 3680 5392  (73) 8833 6112 

Nenhum comentário:

Postar um comentário