quarta-feira, 13 de julho de 2011

Notícias da CNBB


  
REFLEXÃO   - Mt 11, 25-27
O conhecimento de Deus é diferente de todas as outras formas de conhecimento das quais o ser humano é capaz. De fato, temos diversas formas de conhecimento, como o racional, o científico, o vulgar e o mitológico, entre outros, que encontram a sua origem na nossa relação com as coisas e as pessoas que conhecemos e que se tornam de alguma forma objeto do nosso conhecimento. Com Deus, a coisa é diferente. A mente humana é incapaz de, por si só, chegar até o conhecimento de Deus. Só conhecemos a Deus porque, no seu infinito amor, ele revelou-se a todos nós. É o amor de Deus que, sabendo que somos incapazes de chegar até ele, vem até nós.     
       NOTÍCIAS      
      
·       Diocese de Duque de Caxias comemora 30 anos de criação
·       Bispos debatem teorias da comunicação no SECOBB       
·       Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 premia destaques do ano nesta quinta-feira   
·       Setor Juventude realiza o 1º Encontro de Formação para Jovens da diocese de Barretos  
·       Dom Roque Opermann é homenageado pela Câmara de Uberaba       
·       Regionais Oeste 1 e 2 e Centro-Oeste da CNBB participam do 8º Curso Interregional de Missiologia      
·       Morre o maior especialista do país em canto coral sacro       
·       História da Rádio Vaticano é apresentada aos bispos no Seminário de Comunicação       
·       Presidente da CNBB destaca importância dos meios de comunicação para a evangelização  
·       80 bispos são esperados para o Seminário de Comunicação no Rio
·       Representantes do judiciário do Timor-Leste visitam a CNBB e coletam dados sobre duas Pastorais       
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia 
    
      
Diocese de Duque de Caxias comemora 30 anos de criação
Na noite de ontem, 12, em uma missa presidida pelo bispo de Duque de Caxias (RJ), dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada por bispos e presbíteros do Regional Leste 1 CNBB (Rio de Janeiro), a diocese de Duque de Caxias comemorou 30 anos de sua criação.
Na ocasião foi realizado o Rito de Dedicação do Altar e da Catedral de Santo Antônio, que estava repleta de fiéis leigos, diáconos e religiosos.
“Linda é essa Igreja e linda é essa catedral. Seus tijolos contam histórias de gente que se doou, de muita gente que aqui chorou, se uniu, recebeu o Cristo, se reconciliou e de muitos que descobriram aqui a sua vocação e se consagraram a Deus para viver por Ele” disse dom José Francisco em sua homilia.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Paulo Cezar Costa, representando a arquidiocese do Rio de Janeiro, ressaltou a presença marcante do primeiro bispo diocesano de Duque de Caxias, dom Mauro Morelli. Bem como no seu empenho de transformá-la numa Igreja viva.
Dois atos marcaram o final da celebração. Primeiro foi o lançamento da Revista comemorativa pelos 30 anos da diocese e em seguida dom José Francisco enviou a delegação de jovens que representarão a diocese na Jornada Mundial da Juventude em Madri.
      
Bispos debatem teorias da comunicação no SECOBB
Teorias da comunicação foram o tema estudado pelos bispos na manhã de hoje, no 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (SECOBB), no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro. Os professores Elson Faxina, da Universidade Federal do Paraná, e Mauro Wilton de Souza, da Escola de Comunicação e Arte (ECA/USP), apresentaram o tema, debatido, em seguida, pelos bispos em grupos.
O professor Mauro Wilton definiu a comunicação como “processo da alteridade, datado no tempo e na história, que carrega consigo a contextualidade onde ele se dá”.
Wilton insistiu que o modo de ver a comunicação e o lugar da técnica na comunicação passam pela compreensão da sociedade em que a pessoa está. “Comunicar passou a própria forma de subsistir”, disse o conferencista.
O professou ressaltou o processo de mutação que marca a sociedade atual, caracterizada pelo mundo globalizado e pela diversidade cultural. "Hoje, em quaquer lugar do mundo, muito das manifestações locais são globais. Somos interdepententes", observou. Ele lembrou que ovas estruturas de poder e, sobretudo, o multiculturalismo são características deste mundo globalizado.
Faxina, por sua vez, lembrou as várias teorias de comunicação como a hipodérmica, a funcionalista, a crítica e os estudos culturais.
O Seminário, que começou ontem, 12, reúne 62 bispos e prossegue até sábado, 16. Na tarde desta quarta-feira, 13, os bispos discutem "Cibercultura, redes sociais e crimes na internet". A conferência é feita pela delegada da Polícia Civil titular da Delegacia de Repressão aos crimes de informática, Helen Sardenberg, do Rio de Janeiro.
Acompanhe o Seminário pelo twitter da CNBB e veja as fotos no Flickr.
Confira os documentos do Seminário.   
      
Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 premia destaques do ano nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 14, será entregue o Prêmio Pastoral da Saúde 2011 em cerimônia solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife e bispo referencial da Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dom Fernando Saburido. O evento acontece na Basílica do Carmo, Centro do Recife, durante as festividades de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade.
Neste ano serão entregues prêmios nas categorias Humanização, Hanseníase e Tuberculose, assim como nas categorias “Destaque Saúde Pública” e “Destaque Jornalístico”. Todos os concorrentes foram avaliados por uma banca julgadora durante o 4º Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde segundo critérios previstos no regulamento do evento.
No ano passado o Prêmio Pastoral da Saúde contemplou o vice-governador de Pernambuco e então Secretário de Saúde do estado, João Lyra Neto, com a comenda Pastoral da Saúde devido a sua atuação na saúde pública. A premiação aconteceu no Santuário do Morro da Conceição, Região Norte do Recife.
Congresso Regional de Humanização
Com a intenção de promover o debate sobre a humanização na região Nordeste, a Pastoral da Saúde do Regional realizou o 4º Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde, na cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. O evento foi realizado entre os dias 08 e 10 e reuniu agentes de pastoral, especialistas na área de saúde e artistas ligados à área de humanização.
No dia 8 o arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido fez a acolhida dos participantes. Ele destacou a importância do congresso para o debate sobre humanização e elogiou a variedade da programação do evento.
      
Setor Juventude realiza o 1º Encontro de Formação para Jovens da diocese de Barretos
O Setor Juventude da diocese de Barretos (SP) realiza nesse sábado e domingo, 16 e 17, na Cidade de Maria, o 1º Encontro de Formação para Líderes Jovens. Serão trabalhadas três dimensões: humano-afetiva, espiritual e pastoral. O encontro tem também como proposta promover e fortalecer o diálogo entre os diversos seguimentos juvenis da diocese para que haja uma evangelização ainda mais eficaz e comprometida com o Reino de Deus.
O evento será assessorado pelo padre Onivaldo Dyna da Silva, da diocese de Jales (SP). Ele já foi assessor nos Regionais da CNBB: Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), Sul 1 (São Paulo) e Sul 4 (Santa Catarina), e tem publicações voltadas à juventude.
O encontro tem como meta oferecer aos jovens elementos que tornem a evangelização de outros jovens mais comprometida e eficaz. Segundo o padre Emerson Silva, assessor diocesano do Setor Juventude "a falta de capacitação e de conhecimento de si e das realidades eclesiais tornam nossos trabalhos menos frutuosos, quando não raro, geram em nossas comunidades e grupos, sequelas difíceis de serem superadas".
A taxa do encontro, incluindo hospedagem e alimentação, é de R$ 20,00. A realização do Encontro de Formação para Líderes Jovens cumpre assim, a missão do Setor Diocesano da Juventude que busca estar em sintonia com a Igreja do Brasil, com o Documento de Aparecida (número 85 sobre a evangelização da juventude), as orientações do Setor Juventude da CNBB e com a caminhada pastoral enquanto Igreja Particular de Barretos.  
      
Dom Roque Opermann é homenageado pela Câmara de Uberaba
Na noite desta terça-feira, 12, o arcebispo de Uberaba (MG), dom Roque Oppermann, foi homenageado pela Câmara Municipal de Uberaba pelos seus 50 anos de vida sacerdotal completados no dia 29 de junho.
Ao entregar o título a dom Roque, o vereador Almir Silva (proponente), falou da honra em poder prestar tal homenagem, ressaltando que entendia o ato como um presente dos céus.
Em seu discurso, dom Roque Oppermann enfatizou a sua alegria diante da homenagem e estendeu-a a todos os bispos e padres que viveram ou ainda vivem na diocese de Uberaba. “Olhando para traz, para estes 50 anos, digo que foi uma graça ter sido ordenado padre e poder prestar serviços ao povo de Deus e a Igreja,” sentenciou ele.
Num segundo momento, dom Roque aproveitou para lembrar e homenagear dom Alexandre Gonçalves do Amaral, um de seus antecessores. “Este que foi de fato um grande homem. Viveu 96 anos, sendo que destes, 73 como padre e 66 anos como bispo. Dirigiu o povo da arquidiocese por 39 anos e durante o período foi considerado o maior orador sacro do Brasil,” arrematou dom Roque lamentando a perda do irmão no episcopado no começo de 2002.
Natural de São Vendelino (RS), dom Roque foi ordenado padre em 1961 na cidade de Taubaté (SP) e depois, em 1983, fora nomeado bispo passando pelas dioceses de Ituiutaba e Campanha, sendo que em 1996 foi promovido a arcebispo e assumiu a arquidiocese de Uberaba, onde permanece até hoje.
      
Regionais Oeste 1 e 2 e Centro-Oeste da CNBB participam do 8º Curso Interregional de Missiologia
Nesta semana, de 14 a 17, realiza-se na diocese de Uruaçu (GO), o 8º Curso Interregional de Missiologia dos Regionais da CNBB: Centro-Oeste (Goiás, Tocantins, Distrito Federal); Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 (Mato Grosso). Cada ano um Regional torna-se anfitrião. Em 2010 foi o Oeste 1; agora é o Centro-Oeste e em 2012 será a vez do Oeste 2.
A experiência começou em 2004, tendo como data referencial a semana que antecede o 3º domingo de julho. É fruto do consenso dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs). Neste ano o curso acontece na diocese de Uruaçu, norte de Goiás. Cerca de 100 pessoas participarão, tendo como média entre aproximadamente 35 de cada Regional. “Os assessores sempre são especialistas na área da evangelização, da ação missionária da Igreja, em decorrência do mandato universal de Cristo Jesus”, explicou o coordenador do Comire do Regional Oeste 1, padre Ubajara Paz de Figueiredo.
O ponto alto da formação será o estudo da Dimensão Missionária focada nas "Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil" (DGAE), aprovadas no dia 4 de maio, durante a 49ª. Assembleia Geral da CNBB. Um dos assessores será o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, que enfocará a formação de discípulos missionários da Igreja que efetivamente deve colocar-se e manter-se em estado permanente de Missão dentro e além de suas fronteiras.
“Esses cursos interregionais de formação missiológica (conteúdos) e missionária (pedagogia e metodologia da ação) querem ser uma forma de a Igreja no Brasil Central estar de ‘mangas arregaçadas’ em vista do permanente objetivo e desafio da Missão da Igreja no Mundo”, finalizou o padre Ubajara Figueiredo.     
      
Morre o maior especialista do país em canto coral sacro
Faleceu por volta das 10h de segunda-feira, 11, no Hospital da Caridade de Florianópolis (SC), o integrante da Comissão de Música e Canto Litúrgico da arquidiocese de Florianópolis (SC) e considerado o maior especialista do país em canto coral sacro, o maestro José Acácio Santana.
O músico estava internado há 78 dias. Como câncer, não suportou o tratamento e veio a falecer pelo agravamento da doença, sobretudo nos pulmões.
O velório e enterro aconteceram às 9h da manhã de ontem, 12, com missa de corpo presente na igreja matriz da paróquia de São Pedro de Alcântara.
O assessor do Setor Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, lamentou a morte de José Acácio, ao mesmo tempo em que reconheceu o trabalho prestado por ele para a música litúrgica no Brasil.
“Estou profundamente triste com a notícia. É uma grande perda para a música litúrgica do Brasil. Inúmeras são as canções cantadas nas comunidades de todo o Brasil de autoria de José Acácio Santana. A CNBB reconhece e agradece a sua grande contribuição para a música litúrgica em nosso país”, disse o assessor.
“José Acácio Santana, com elevada sensibilidade e imaginação, exprimiu a beleza de Deus através da música e suas obras são alegria e esperança para o mundo! Que o Deus de bondade o acolha com cantos na festa do céu que nunca se acaba!”, completou o assessor de música litúrgica da CNBB.
Entre as obras litúrgicas de José Acácio, destacam-se “Alguém está nascendo – Advento e Natal”, “Aliança compromisso de amor – Coral Acorde Coração”, e “Cantos do Coração”, todos gravados pela Paulinas/Comep.
BiografiaJosé Acácio Santana, maestro, compositor, poeta e professor brasileiro. Dedicou sua vida a serviço do som e da palavra, ministério que deu início aos sete anos de idade. Mais de três mil obras constituem o saldo da vida artística deste músico e poeta de intensa e extensa capacidade produtiva.Consagrado internacionalmente, não fugia ao compromisso de servir, com sua arte, aos pequenos grupos artísticos e às comunidades. Pioneiro no Brasil nas composições litúrgicas pós Concílio Vaticano II, possuía a invejável unidade musical e literária em suas composições, onde convivem harmoniosamente o poeta e o músico, de maneira plena.
É nesta unidade, alimentada por uma profunda fé, que se encontra o segredo do sucesso e da aceitação incondicional de suas obras. Conhecido como o Missionário da Música, Acácio transformava seus talentos em frutos acessíveis a todos. Ele alcançou renome internacional, pela extensão e variedade da sua obra musical e poética, que abrange desde a canção infantil até a ópera e os oratórios eruditos.
Sua atuação na área cultural mereceu-lhe grandes homenagens, entre elas "Medalha do Mérito Coral Brasileiro", "Mérito Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina", "Medalha do Mérito Anita Garibaldi", "Batuta de Ouro", "Cidadão Honorário" de mais de 30 municípios brasileiros. Atendeu a mais de 1500 corais brasileiros e vários de outros países. Só em Santa Catarina mais de 1000 grupos se beneficiam do seu trabalho. Grande parte de sua obra está gravada por Paulinas/Comep, com quem gravou 12 CDs.
Especialista em Canto Coral Sacro, José Acácio Santana era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha. Desde 1962 Acácio trabalhou no incentivo do canto coletivo, e acessível ao público. Contava com seis cursos superiores em música, 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos, criação de mais de 200 corais, 3.000 concertos.    
      
História da Rádio Vaticano é apresentada aos bispos no Seminário de Comunicação
“A emissora da Santa Sé é instrumento de suma importância para os lugares onde a fé ainda não pode ser expressa e vivida”, disse o jornalista da Rádio Vaticano, Silvonei José, citando o papa Bento XVI, ao apresentar a história da Rádio Vaticano aos bispos que participam do Seminário de Comunicação aberto hoje no Rio de Janeiro.
Criada em 1931, a Rádio Vaticano está comemorando 80 anos. Com programas em 40 idiomas, a Rádio tem alcance mundial. Em 12 de março de 1958 foi criado o Programa Brasileiro, dirigido pelo padre César Augusto dos Santos. Ele enfatizou o caráter formativo dos programas.
“Nossa preocupação maior, agora, é formar, mais que informar. São três programas novos. Além de dar as notícias, procuramos fazer momentos de formação para nosso ouvinte”, explicou o diretor.
Segundo padre Cesar, a proximidade com os bispos brasileiros torna o programa melhor. “Para a direção da Rádio Vaticano uma das singularidades do Programa brasileiro é o contato com os bispos”, acentuou.
Um vídeo contanto toda a trajetória da emissora foi apresentado aos bispos, que acompanharam com interesse o documentário.
Estudos da CNBB
O padre Manoel Quintas apresentou aos bispos a estrutura do documento Estudos da CNBB “A comunicação na vida e na missão da Igreja”, também conhecido com Documento 101 da Coleção Verde. Pe. Manoel destacou que uma das novidades do documento é apresentar a comunicação como uma dimensão que deve perpassar todas as pastorais.
A sessão de abertura do Seminário foi encerrada com um momento cultural apresentado pelo coral de seminaristas.
      
Presidente da CNBB destaca importância dos meios de comunicação para a evangelização
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância dos meios de comunicação para a evangelização na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, aberto na noite desta terça-feira, 12, no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro.
A Igreja, consciente da força e do alcance destes meios [de comunicação], os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”, disse dom Damasceno. “A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, acrescentou o cardeal.
O seminário foi aberto às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. Ele agradeceu a presença dos bispos presentes e ressaltou a importância desta iniciativa da CNBB, juntamente com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e apoio da arquidiocese do Rio.
O presidente do Pontifício Conselho, dom Claudio Maria Celli lembrou a importância da comunicação no ministério episcopal. “Ao iniciar este seminário de comunicação desejo sublinhar a importância da comunicação do ministério dos bispos e de sua transversalidade em relação à pastoral da Igreja”, disse. “É imperativo superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação”, acrescentou
Segundo dom Celli, as novas tecnologias vão criando novas formas de socializar e novas linguagens e novas formas de relacionar-se entre as pessoas “e ao mesmo abrem horizontes e desafios à tarefa evangelizadora de cada um dos batizados”.
O Seminário prossegue amanhã com missa às 7h, presidida por dom Celli. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná, Elson Faxina, faz a conferência “Processos e meios, uma introdução ao fenômeno da Comunicação”. Ainda pela manhã, o professor da ECA/USP, Mauro Wilton de Souza, profere a conferência “Evolução dos modelos da comunicação e a construção de sentidos”.
Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento do presidente da CNBB na abertura do Seminário.
Saudação do presidente da CNBB na abertura
do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do BrasilCongratulo-me com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais pela feliz iniciativa de realizar este Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que contou, de imediato, com o total apoio e apreço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, nossa anfitriã. Agradeço à Sua Excelência, dom Claudio Maria Celli, por brindar nossa Conferência Episcopal com esta experiência pioneira, que se pretende repetir em outros países.
O agradecimento se estende também aos demais organizadores deste encontro e aos irmãos bispos que prontamente responderam ao convite do Pontifício Conselho e da CNBB e aqui se fazem presentes. Sua presença numerosa revela a consciência que o episcopado brasileiro tem do lugar da comunicação em nossa vida, em nosso ministério, em nossa Igreja, na evangelização.
Discutiremos neste encontro duas realidades que se interligam: comunicação e evangelização. Elas são como duas faces de uma mesma moeda a ponto de Puebla afirmar que “evangelização é comunicação” e que, por esta razão, “a comunicação social deve ser levada em conta em todos os aspectos da transmissão da Boa Nova” (Puebla 1063).
Os meios de comunicação social ampliaram de maneira incomensurável a capacidade das pessoas se comunicarem, vencendo as barreiras do tempo e do espaço. Com o advento das novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, constatamos, como previu McLuhan, que o mundo se tornou realmente uma “aldeia global”.
A Igreja, consciente da força e do alcance destes meios, os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova. Já em Medellin, há mais de 40 anos, a Igreja da América Latina compreendeu a imprescindibilidade dos Meios de Comunicação Social ao afirmar que, sem eles, não poderia cumprir sua missão de levar a Boa Nova de Cristo “até os confins da terra” (cf Mt 28,19). A Igreja reconhece que nestes meios está a “versão moderna e eficaz do púlpito”, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles.
O tema escolhido para este Seminário - Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias –, para além de sua relevância e atualidade, traz à tona uma realidade que desafia a Igreja na sua missão evangelizadora. Trata-se da nova cultura que nasce dos meios de comunicação e suas implicações no nosso cotidiano.
Na Conferência de Aparecida os bispos da América Latina e Caribe nos chamavam a atenção para este fenômeno da revolução tecnológica da comunicação, que marca o fim do Século XX e início do terceiro milênio, ao afirmarem que “a utilização dos meios de comunicação de massa está introduzindo na sociedade um sentido estético, uma visão a respeito da felicidade, uma percepção da realidade e até uma linguagem, que querem impor-se como autêntica cultura” ( DAp 45).
O papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, também faz menção a este tema ao afirmar que “as novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão”.
A Igreja no Brasil se mostra atenta às transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias. O 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que começa no próximo dia 17, aqui no Rio de Janeiro, com uma temática rica e diversa, traduz bem o esforço da CNBB de dialogar de forma aberta e plural, com o complexo e maravilhoso mundo da comunicação. O documento de estudos da CNBB - A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil -, lançado no início do ano com vistas a provocar um sadio debate sobre o fenômeno humano da comunicação e, a partir da contribuição de nossas comunidades, elaborar um Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil, é outro indicativo do quanto a CNBB leva a sério a comunicação.
Neste contexto, o Seminário que agora iniciamos se constitui numa contribuição ímpar para a Igreja no Brasil. Já posso antever seus abundantes frutos para nossas dioceses, paróquias e comunidades traduzidos no compromisso com uma comunicação que leve as pessoas à plena comunhão umas com as outras, em Jesus Cristo. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, alcance de seu Filho Jesus, comunicador perfeito do Pai, graça e bênção para todos.
Muito obrigado!
Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB    
      
80 bispos são esperados para o Seminário de Comunicação no Rio
Um grupo de 80 bispos se inscreveu para o 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil, que será aberto às 19h30 desta terça-feira, 12, no Sumaré, Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A mesa de abertura será composta pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo presidente do PCCS, dom Cláudio Maria Celli e pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
No ato de abertura, padre Manoel Quintas apresentará o documento Estudos da CNBB “A comunicação na vida e na missão da Igreja”, que servirá de base para os debates do Seminário. A Rádio Vaticano, presente no evento, também recebe homenagem pelos seus 80 anos.
Segundo o presidente do PCCS, o seminário é uma ocasião para os bispos do Brasil discutirem a missão da Igreja no mundo de hoje onde a comunicação “cumpre um papel importante.
“Estamos convencidos de que nossa tarefa não é a de informar, mas a de comunicar. E comunicar não é só saber o que eu tenho de dizer”, disse dom Cláudio Maria Celli. Para ele, o grande desafio para a Igreja “é saber que linguagem empregar para falar com o homem de hoje”.
      
Representantes do judiciário do Timor-Leste visitam a CNBB e coletam dados sobre duas Pastorais
Representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e do judiciário de Timor-Leste (país do extremo sudeste asiático, de língua portuguesa), visitaram hoje, 12, a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A delegação timorense está no país desde o dia 16 de maio para trocar experiências e levar ideias e novos projetos, jurídicos e sociais, ao Timor-Leste.
Em sua visita a CNBB, Sérgio Paulo Dias Quintas e Márcia Felipe Sarmento, do Timor participaram de uma reunião com o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. A comitiva timorense foi acompanhada por representantes do DPU.
O motivo do encontro foi visitar a sede episcopal brasileira e coletar informações para futura implantação, tanto da Pastoral da Criança, quanto da Pastoral da Pessoa Idosa, no país asiático.
Segundo o secretário geral da CNBB, os timorenses estiveram muito atentos às explicações dadas sobre as Pastorais. “Eles sabem a importância da Pastoral da Criança e gostariam de conhecer um pouco mais a dinâmica da Pastoral da Pessoa Idosa, pois ainda há crianças desnutridas e idosos desassistidos no Timor”, disse dom Leonardo.
De acordo com Sérgio Quintas, a mortalidade infantil no Timor-Leste é muito alta, principalmente na área rural.
O secretário geral da CNBB ainda ressaltou a importância da visita dos timorenses para a consolidação da Defensoria Pública daquele país e de sanar questões sociais.
Cooperação
A visita dos representantes do judiciário timorense está sendo realizada pela Escola de Assistência Judiciária (EASJUR) e integra a 2ª Missão de Estudos no Brasil, promovida pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, Embaixada do Brasil em Dili e o Governo de Timor-Leste (Ministério da Justiça, Defensoria Pública e Embaixada do Timor, em Brasília).
A missão se insere no Plano de Apoio à Reestruturação do Judiciário no Timor-Leste, tem a participação permanente de um representante da Defensoria Pública da União. O projeto conta com o apoio ainda da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O acordo entre os dois países foi firmado em janeiro de 2005.
O intercâmbio entre os países tem por objetivo dar aos defensores timorenses uma visão completa do sistema jurídico e das atribuições da Defensoria Pública no Brasil. A atividade tem como foco principal a exposição de práticas administrativas e judiciais presentes nos Núcleos de Assistência Jurídica de Samambaia (cidade satélite de Brasília), da Infância e Juventude, de Execução Penal e da Saúde, da Capital Federal.   
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBB E-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303   

Nenhum comentário:

Postar um comentário