segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conferência Municipal de Saúde foi realizada com sucesso em Ilhéus


A Secretaria da Saúde de Ilhéus e o Conselho Municipal da Saúde realizaram na sexta-feira e sábado (29 e 30) a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro”. Na sexta-feira foi realizada a solenidade de abertura, no auditório da Justiça Federal de Ilhéus. Na ocasião, a mesa de abertura foi composta pelo vice-prefeito Mário Alexandre, pelo Secretário da Saúde de Ilhéus, Uildison Nascimento, e pelo representante da Secretaria da Saúde do Estado, Alfredo Boasorte.

Ainda participaram da mesa de abertura a vice-reitora da Universidade de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, a diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jaílson Nascimento, a defensora Pública Cristiane Nogueira e a promotora pública Carine Cherubini. Em seu discurso de abertura, o vice-prefeito Mário Alexandre salientou que “apesar das dificuldades enfrentadas pela saúde de Ilhéus, a conferência não se constitui unicamente em um momento para críticas, e sim para a construção de um diálogo coletivo para que gestão e comunidade possam, juntas, colaborar para uma saúde melhor”.
Outras autoridades, usuários e prestadores de serviço do SUS, estudantes e profissionais da área da saúde também participaram da noite de abertura, que teve como palestrante a Dra. Lígia Bahia, abordando a temática central da conferência. Lígia, que possui larga experiência do Sistema Único de Saúde, é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, e faz parte da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e do Conselho Nacional da Saúde.
Atividades - As atividades do sábado (30) foram realizadas no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, e tiveram início às 8 horas, com o credenciamento e a entrega de materiais. Em seguida, foi realizada a leitura e aprovação do regimento da 5ª Conferência e composta uma mesa-redonda com palestras de Tiago Parada, com o tema “Política de Saúde na Seguridade Social, Segundo os Princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade”; e “Participação da comunidade e Controle Social”, pela Drª Ligia Bahia; e “Gestão do SUS”, pela Drª Deborah Dourado.
O secretário municipal da Saúde, Uildison Nascimento, disse que “ficou satisfeito ao verificar a intensa participação da sociedade civil organizada neste importante evento”. Uildison afirmou, ainda, que “este olhar coletivo sobre a saúde é essencial para a solução de problemas, e a conferência só vem a acrescentar esta construção, através de parcerias’’. Ao final, foi realizado debate com a abertura para perguntas e resposta das temáticas apresentadas. Posteriormente, os participantes puderam desfrutar de um delicioso almoço com música ao vivo. No retorno das atividades, o público foi dividido em grupos com diferentes eixos temáticos para um trabalho coletivo através de oficinas monitoradas pelos palestrantes.
À tarde, durante o intervalo dos trabalhos, foram realizadas apresentações culturais de capoeira e macuelelê e servidas comidas típicas como acarajé e abará. Na plenária final, além da apresentação das propostas definidas nas oficinas realizadas à tarde, foram eleitos 16 delegados que representarão o município na Conferência Estadual da Saúde. Deste universo de 16 delegados, oito são do segmento usuário, quatro são do segmento trabalhador, e quatro são do segmento de gestores e prestadores de serviço.
A fim de aperfeiçoar a participação da comunidade, a Comissão Organizadora do evento decidiu abrir um espaço para exposição e divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos em Ilhéus, elaborados por técnicos da Secretaria de Saúde e convidados. A ação confirma o foco técnico na busca do cuidado integral e de qualidade à saúde dos usuários, através dos temas apresentados. Os trabalhos selecionados ficaram expostos em formato de banner para a apreciação do público participante.
A Conferência é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do Sistema único de Saúde (SUS), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, se constituindo como uma das etapas para a 14º Conferência Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário