No próximo ano devem ser escoadas pelo corredor logístico, aproximadamente 360 mil toneladas de minério de ferro anuais. Em 2013, 550 mil, e partir de 2014, um milhão. Se fosse feito pelo modal rodoviário, o transporte de 3,9 milhões demandaria quase 14,5 mil viagens de caminhão.
Para realizar o transporte do minério, será construído um terminal no município de Iaçu. De lá, a carga seguirá por cerca de 300 quilômetros de linha férrea até o porto, localizado em Candeias. “A parceria dará mais competitividade ao minério da Arc Alfa, já que a ferrovia é o meio de transporte ideal para o minério. Temos certeza de que a exportação da carga logo trará impactos positivos na balança comercial da Bahia”, afirma o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli.
O diretor de Logística da Arc Alfa, Paulo Oliva, diz que a empresa está “muito contente com essa parceria com a FCA e confiante no potencial da produção da região de Iaçu. Este é apenas o passo inicial. Vamos contribuir muito com o desenvolvimento da Bahia”. Durante a reunião, o diretor-presidente da FCA, anunciou ao Governo da Bahia que fará a recomposição da linha férrea do porto de aratu e investimentos em torno de R$ 30 milhões.
Produção - As reservas da Arc Alfa na região central da Bahia são estimadas em 2,7 bilhões de toneladas de minérios em 87.302 hectares. A alta qualidade dos minérios da Arc Alfa, aliada a excelente condição geológica das reservas, permitirá a produção de três tipos de minérios de ferro - lump ore, hematitinha e sinter feed.
Segundo o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, a Bahia vem investindo muito na área de infraestrutura. “Esse acordo facilitará o escoamento de minério de ferro. Também estamos lutando para escoar os grãos do oeste baiano, com a implantação da ferrovia Oeste Leste. Em breve, creio que também estaremos anunciando mais obras para os baianos.
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