Notícia da CNBB
REFLEXÃO - Mt 16, 13-23
O Evangelho de hoje pode sugerir duas perguntas para a nossa vida pessoal.A primeira é: em que fundamentamos o nosso conhecimento no que diz respeito à nossa fé? A segunda pergunta é: quais são as conseqüências da nossa fé para a nossa vida? Quanto à primeira pergunta, podemos fundamentar o nosso conhecimento sobre as coisas da fé a partir da Palavra e do Magistério da Igreja, que nos garantem a verdade, mas podemos fundamentar este conhecimento na opinião de muita gente que fala muita coisa a respeito de Deus sem entender nada de nada ou até mesmo termos uma fé sem fundamento nenhum. Quanto à segunda pergunta, podemos fazer da nossa fé o motor da nossa vida ou podemos ter apenas uma fé discursiva ou indiferente, que não representa nada para a nossa vida concreta.
NOTÍCIAS
· Curitiba se prepara para a Assembleia Geral dos Presbíteros
· Diocese de Juazeiro completa 50 anos no próximo dia 14
· Clero da diocese de Criciúma se reúne no Dia do Padre
· Presidente da Comissão para a Juventude da CNBB divulga mensagem aos participantes da JMJ
· Pontifícias Obras Missionárias do Brasil lançam novo site
· Padres são homenageados na Câmara Municipal do Recife
· Bento XVI exorta cristãos à leitura da Bíblia no período de férias e de trabalho
ACESSE TAMBÉM:
· Notícias: http://www.cnbb.org.br/· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
Curitiba se prepara para a Assembleia Geral dos Presbíteros
Nos dias 9, 10 e 11 de agosto acontece a 21ª Assembleia Geral dos Presbíteros da arquidiocese de Curitiba (PR), evento que acontece na Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê, na capital paranaense. A Assembleia vai discutir o 17º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora.
A Assembleia Geral dos Presbíteros é uma reunião anual dos presbíteros da arquidiocese de Curitiba convocada pelo arcebispo, dom Moacyr José Vitti, e por ele organizada e dirigida.
Diocese de Juazeiro completa 50 anos no próximo dia 14
Visitar 50 mil casas, em nove municípios do norte baiano, acendendo em cada uma a Vela do Jubileu. É esse um dos gestos concretos de evangelização que marcarão as comemorações pelos 50 anos de criação da diocese de Juazeiro (BA) a partir do próximo dia 14.
As visitas acontecerão principalmente durante a Semana Nacional da Família, de 14 a 20, e devem continuar até a celebração final do Jubileu de Ouro da diocese, marcada para 8 de setembro de 2012.
As 50 mil velas do Jubileu, padronizadas com o Brasão e cartaz do Cinquientenário, foram distribuídas para as 14 paróquias da diocese, totalizando cerca de 3.571 velas para cada comunidade paroquial. A meta é que até o final do Jubileu, que todas as famílias católicas da região sejam visitadas.
Nas visitas, os missionários levarão a Palavra de Deus e farão momentos de oração com as pessoas das casas. De acordo com o bispo de Juazeiro, dom José Geraldo da Cruz, o ano jubilar deve ser um grande impulso evangelizador das famílias na diocese.
Clero da diocese de Criciúma se reúne no Dia do Padre
Nesta quinta-feira, 4, dia em que a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, comemora-se também o Dia dos Padres. E em celebração ao dia do padre, que o clero diocesano de Criciúma (SC) estará reunido na sede da Associação de Presbíteros do Sul Catarinense (Apresc), na Lagoa dos Esteves, em Içara (SC).
O encontro reúne cerca de 100 padres. “Neste ano estamos comemorando junto ao presbitério da diocese de Tubarão (SC) e também com seu bispo, dom Vilson Tadeu Jönck, e nosso bispo, dom Jacinto Inácio Flach. Será um dia de celebração, da convivência, do lazer e da confraternização”, disse o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Antônio Marcos Madeira.
Presidente da Comissão para a Juventude da CNBB divulga mensagem aos participantes da JMJ
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva divulgou uma mensagem aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de Madri, que fazem parte da maior delegação brasileira já enviada a uma Jornada e uma das dez delegações mais numerosas no evento.
Aos “13 mil irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, dom Eduardo afirmou que “faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos”.
“A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo”.
Leia a íntegra da mensagem de dom Eduardo Pinheiro abaixo:
Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude deixa mensagem aos participantes da Jornada Mundial da Juventude de Madri, que acontece neste mês de agosto.Caros “13.000 irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos.
A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo. Neste sentido, ‘somos do contra’! Deus tem a primeira e a última palavra de vida plena para os jovens que buscam concretizar o mais belo desejo do coração humano: ser feliz!
“Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor! É um projeto de felicidade não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, irei em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração, eu me deixarei encontrar por vós – oráculo do Senhor. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todas as terras e lugares por onde vos dispersei...” (Jr 29, 11-14).
Teremos momentos muito especiais, todos eles desejados por Deus e organizados pela Igreja que, presente em Madri, nos aguarda de braços abertos.
Meu desejo atual e minhas orações diárias têm sido para que todos nós aproveitemos intensamente de tudo que nos será oferecido.
Queridos irmãos e irmãs, peço a Deus pelos seus preparativos materiais, psicológicos e espirituais. Tenham tranquilas viagens; relacionamentos maduros com todos os que encontrarem pelo caminho... e pelos ares! Vibrem por cada palavra ouvida, soprada pelo Espírito Santo! Não se cansem de louvar ao Pai pelas maravilhas que irão contemplar e experimentar! Renovem sua vocação de discípulos-missionários de Jesus Cristo! Aumentem o amor e o compromisso para com esta nossa Igreja que não se cansa de apostar nos jovens!
Nossas Dioceses, Paróquias, Grupos, Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, familiares e amigos estarão torcendo, rezando pelo sucesso destes preciosos dias. E eles estarão nos aguardando! Sim! Estarão nos aguardando: renovados em nossa vontade de viver à luz e a serviço do Evangelho que dá sentido a nossa vida e nos motiva para a generosa oferta desta nossa vida à vida de nosso povo, principalmente daqueles irmãos que estão excluídos, desanimados, violentados, distraídos, iludidos. Nossa alegria e vibração, com a graça de Deus e a presença dos irmãos, deverão se transformar em criatividade a favor da vida de todos.
Nossa existência não será mais a mesma depois desta Jornada! Acreditem! Nossa vida cristã não pode ser mais a mesma depois deste presente de Deus!
Estejamos de coração e mente abertos! Perseveremos na vivência dos valores, na busca da unidade, na fidelidade cristã, no amor ao próximo, no compromisso a esta Igreja que é nossa Mãe.
Com Maria e com Ela cantemos, juntos, as maravilhas do Senhor que serão abundantes nestes dias de graça e encanto!
Com estima e bençãos especiais,
Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Campo Grande (MS)
Pontifícias Obras Missionárias do Brasil lançam novo site
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil lançaram, na tarde desta terça-feira, 2, seu novo portal na internet http://www.pom.org.br/. A página substitui a anterior que estava no ar há 4 anos. Totalmente reformulada, traz conteúdo em texto, fotografias, áudio e vídeo, com o objetivo de dar ao internauta possibilidades de navegar pelo conteúdo de maneira mais prática e atraente.
No Menu, é possível localizar facilmente os principais assuntos relacionados às POM: As Obras, Blogs, Intenções, Notícias, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária e União Missionária. Acima do Menu, haverá sempre uma nova frase missionária para reflexões diárias.
O sistema de slides (imagens em movimento) irá trazer diariamente notícias, reportagens, entrevistas sobre os principais eventos das Obras Missionárias no Brasil e no mundo, bem como as ações missionárias da Igreja Católica.
O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, disse que o novo site junto com as redes sociais será uma ferramenta importante para a “informação, partilha, reflexões e união dos trabalhos missionários”. De acordo com ele, as POM querem também, a partir desse novo portal “acompanhar a era dos relacionamentos modernos onde a comunicação acontece de maneira instantânea e interliga o mundo”.
Para o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros, o novo site das POM é uma “grande conquista” deste ano para a instituição. Disse ainda que será um elo com a dimensão missionária da Igreja nas bases. “Deus seja louvado por meio deste novo site das Pontifícias Obras Missionárias, pois acredito que foi uma grande conquista deste ano. Aproveitando esta ferramenta virtual que está bem mais dinâmica teremos a oportunidade de divulgar ainda mais os nossos trabalhos e interagirmos de forma atenciosa com as nossas lideranças nas bases”, sublinhou o secretário.
Da mesma forma, o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, acredita que o novo espaço na internet vai dinamizar as ações missionárias das POM. “Queremos com este novo site dinamizar, através das ferramentas virtuais, nossa animação missionária no Brasil e além–fronteira. Várias opções foram incrementadas, assim poderemos atingir uma grande parcela de pessoas das quais a nossa animação missionária sem este grande meio não conseguiria”, afirmou. “Para a Propagação da Fé em suas atividades de Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários e, de modo especial a juventude missionária, com certeza será um grande aliado rumo à conscientização do caráter missionário de cada batizado”, completou padre Marcelo.
Padres são homenageados na Câmara Municipal do Recife
Nesta quinta-feira, 4, a Câmara Municipal do Recife realiza Reunião Solene em homenagem ao Dia do Padre. Todos os sacerdotes, religiosos e a população em geral estão convidados para participar da sessão.
Durante a solenidade, o vigário geral da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida receberá o Título de Cidadão Recifense. Nesta quinta-feira o monsenhor completa 27 anos de sacerdócio, por isso a escolha da data para a homenagem.
Monsenhor Albérico é vigário paroquial da paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, desde 2001. Exerceu a função de secretário executivo do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Na arquidiocese de Olinda e Recife atua na coordenação da Pastoral da Saúde, tendo sido capelão do Hospital Oswaldo Cruz, no período de 2000 a 2004. É Membro do Conselho Presbiteral e Membro da Coordenação do Conselho arquidiocesano de Pastoral.
Dia do PadreA data é celebrada em memória de São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Vianney era de uma família de camponeses. Nasceu no ano de 1786 em uma pequena aldeia, Dardilly, que fica perto de Limonest, a dez quilômetros ao norte de Lyon, na França.
No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Mesmo com a desconfiança de seus superiores, João Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis.
No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos. São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859. Antes de ser canonizado, pelo papa Pio XI, a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.
Bento XVI exorta cristãos à leitura da Bíblia no período de férias e de trabalho
“Cada um de nós precisa de um tempo e um espaço de meditação, de recolhimento, de calma... Graças a Deus é assim! Esta exigência demonstra que nós não somos feitos só para trabalhar, mas também para pensar, refletir, ou simplesmente para ler um livro, um conto, uma estória com a qual se identificar ou ‘se perder’ para se enriquecer”.
A exortação acima foi feita pelo papa Bento XVI no retorno de suas audiências às quarta-feira. Depois de três semanas de pausa no mês de julho, o pontífice fez um encontro aberto a fiéis e peregrinos na Praça da Liberdade, diante de sua residência de verão, em Castelgandolfo. Cerca de 4.500 pessoas lotaram a praça para ouvir a catequese do papa.
“Naturalmente muitos livros de leitura são para a evasão, e isso é normal, mas gostaria de propor: por que não descobrir alguns livros da Bíblia, os mais desconhecidos?”, questionou ainda Bento XVI, que se disse feliz com este ‘reencontro’, que ele conta manter no mês de agosto, mesmo que de forma mais breve e familiar.
Toda a discussão de Bento XVI foi em de alguns aspectos espirituais e concretos, úteis para quem está de férias, assim como para quem está ocupado com o trabalho cotidiano.
O papa citou o Livro de Tobias, o Livro de Ester, o Livro de Rute, o de Jó e o Cântico dos Cânticos, um belo poema simbólico do amor humano. Além destes textos do Antigo Testamento, o pontífice aconselhou a leitura dos Atos dos Apóstolos ou de uma das Cartas do Novo Testamento.
Concluindo, a sugestão do papa hoje foi a de ter conosco sempre uma Bíblia para ‘saboreá-la’ nos instantes de pausa. “Assim, os momentos de distensão podem se transformar em nutrimento do espírito, capaz de alimentar o conhecimento de Deus e o diálogo com Ele, a oração”.
Na série de saudações que seguiram à catequese, Bento XVI dedicou palavras a alguns grupos portugueses e brasileiros.“Queridos peregrinos de língua portuguesa sede bem-vindos! Saúdo de modo especial os portugueses vindos de Vidigueira e do Porto, bem como os brasileiros vindos de Fortaleza. Não deixeis de aproveitar os momentos de descanso para redescobrir na leitura da Bíblia um enriquecimento cultural e, sobretudo, um alimento para os vossos espíritos. Que Deus vos abençoe!”.
ENDEREÇO
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário