quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto em Busca do Meu Espaço faz simulado com adolescentes

Professores que participam do projeto em Busca do Meu Espaço, realizado na Faculdade de Ilhéus, entregaram aos pais dos estudantes as provas do simulado de um vestibular que foi aplicado entre as crianças e adolescentes com o objetivo de familiarizar os educandos com o universo do vestibular. O projeto de extensão criado pelo professor Almir Milanesi, diretor da instituição, é coordenado pela professora Silvia Reis e reúne estudantes do ensino fundamental I, II e médio, com atividades realizadas aos sábados, à tarde.
  
A iniciativa surgiu a partir da observação em torno das dificuldades que muitos deles apresentam para interpretar um problema de matemática, um texto de ciências, um livro de literatura, de expressar suas ideias, o que sentem e o que pensam no momento da escrita, além de estimulá-los a transpor o desafio da oralidade. Nesse sentido, “procuramos prepará-los de forma envolvente e estimulante, diferenciada, abordando diversos aspectos do universo escolar”, informa Silvia Reis. 
A idéia do simulado, segundo ela, surgiu no decorrer do projeto e não serve como avaliação para eles. É uma ferramenta de avaliação para os professores, para que possam aprimorar o trabalho do projeto. As questões foram todas tiradas de vestibulares realizados no País e a correção, não só do simulado, como de outros exercícios, não se faz da forma tradicional. Cedido pela Escola Vila Verde, o modelo de correção dá autonomia ao aluno para corrigir suas atividades em língua portuguesa e matemática. 
O objetivo específico na área de língua portuguesa é despertar o interesse e o prazer do estudante pela leitura, além de formar valores críticos e competentes na hora de interpretar e produzir texto de forma criativa, expressiva e coesa. Dentro da área de matemática, desenvolver o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, potencializando a capacidade cognitiva para resolução de situações-problema, através de estratégias criativas, simples e eficientes. “Trabalhamos tudo que ele vê na escola, de uma maneira totalmente diferenciada, através de jogos, de desafios, de uma maneira bem lúdica, onde eles nem percebem, na verdade, que aqueles conteúdos que eles vêem em sala estão sendo trabalhados”, explica a coordenadora. 
A Faculdade de Ilhéus adquiriu livros que são disponibilizados aos estudantes, que os escolhem livremente, a partir de seu interesse, para leitura em casa e, na semana seguinte, fazem a troca das obras em si. “São livros clássicos da literatura, porque quanto mais se lê, melhor se escreve. Ele se apropria de ideias, de conhecimento, e quando ele não tem esse repertório fica mais difícil”, disse Silvia Reis. Os pais interessados em colocarem seus filhos no projeto devem procurar a Faculdade de Ilhéus.

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