terça-feira, 20 de setembro de 2011

Começa nesta 4ª feira o III Encontro Baiano de Museus


O que a Prefeitura fez com o Museu do
 Mar e da Capitania, da Maramata?
Desta quarta-feira (21) até o dia 23, Ilhéus vai reunir grandes nomes da área museológica para discutir políticas públicas visando o desenvolvimento e a melhoria do setor durante o III Encontro Baiano de Museus. O encontro, inédito no interior da Bahia, que tem como tema “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural” é uma ação da Secretaria da Cultura através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.
O evento será aberto às 8h30min e contará com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito em exercício Mário Alexandre, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos. “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia” será o tema da palestra que dá início ao evento e será proferida pelo superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos.

O primeiro dia do encontro também será marcado pela abertura da exposição “Museus da Bahia: Identidade e Territórios”, formação dos grupos de trabalho, por reuniões das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários. Neste dia também será realizada a Conferência Setorial de Museus onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, marcado para o mês novembro.
Já a programação do dia 22 terá a participação da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que possui larga experiência na área de museus comunitários. Em seguida o diretor do Ibram, Mario Chagas apresenta o Programa de Inclusão Sociocultural que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. Pela tarde o professor Francisco Lima falará sobre o tema “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”, mostrando os projetos e pesquisas realizados na Universidade Federal de Pernambuco.
Ainda no segundo dia do encontro, a historiadora Gabriela Aidar vai ministrar minicurso sobre Inclusão Social em Museus. Já, à noite é a vez da Diretoria de Museus do Ipac apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado. No dia 23, o evento chega ao fim com palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema “Museus e Inclusão Digital”, e na parte da tarde será realizada a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário