terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inscrições para avaliação de conhecimentos em gestão escolar são reabertas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia reabrirá por mais dois dias as inscrições para a avaliação de conhecimentos em gestão escolar, instrumento que habilita professores e coordenadores para participarem das eleições de dirigentes escolares. Os interessados poderão se inscrever nestas terça e quarta-feira (20 e 21) pelo Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br/) ou no site http://www.cespe.unb.br/avaliacao/secba2011diretor.

A prova está marcada para 16 de outubro. Os profissionais do magistério certificados em 2008 estão liberados de realizar exame do processo seletivo deste ano. A avaliação será constituída de uma prova objetiva de conhecimento em gestão escolar, de caráter eliminatório e classificatório, onde os candidatos devem obter, pelo menos, 48 pontos.
As eleições acontecerão em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, entre os dias 16, 17 e 21 de novembro. Uma das novidades dessa edição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 para 12 anos
Requisitos
Entre os documentos exigidos aos candidatos interessados em concorrer constam certificação de avaliação, de 2008 ou 2011, ser servidores integrantes da carreira do magistério, ter formação superior com licenciatura plena, apresentar plano de gestão escolar e feito o estágio probatório, além de disponibilidade para cumprir carga horária de 40 horas.
No caso dos atuais diretores que pretendem concorrer às eleições 2011, eles devem apresentar também declaração de regularidade na prestação de conta dos recursos recebidos pela unidade escolar.
Prova
Com 80 questões, a prova de avaliação constará de questões sobre legislação, execução financeira, gestão escolar, plano de gestão e materiais institucionais utilizados na rede estadual de ensino. Os locais e horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) a partir de 7 de outubro.
Só após o resultado da avaliação é que poderão ser lançadas as candidaturas. As chapas deverão ter composição mínima de um diretor, um vice e máxima de um diretor e três vices. Só não participarão das eleições as escolas exclusivas do primeiro segmento do ensino fundamental e as sediadas em unidades prisionais, em centros de atendimento socioeducativo, Colégios da Polícia Militar da Bahia e em centros que não oferecem matrícula para a educação básica.

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