terça-feira, 20 de setembro de 2011

Comitê apresentou à Copal suas investigações científicas

Além de examinar o projeto de ordem do dia apresentado pelo secretariado da Aliança dos Países Produtores de Cacau (Copal), os representantes das delegações na 74ª Assembleia no Hotel Royal Tulip Alvorada Brasília debateram os relatórios de publicação das Atas da 16ª e 17ª Conferências Internacionais. O pesquisador da Ceplac João Luis Pereira, presidente do Comitê de Investigação Cientifica considera que as pesquisas têm sido muito importantes.

Citou o projeto regional de luta contra a doença “Swollen shoot” que atinge as lavouras de cacau na África Central e Ocidental nos países Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Togo. Também falou da reunião dos diretores-gerais das instituições de investigação científica que se realizou em Lagos, Nigéria, dias 19 e 20 de julho passado.
Já o diretor técnico-científico da Ceplac, Manfred Müller, afirmou que as investigações científicas conduzidas no âmbito da Copal têm beneficiado não somente a Ceplac, mas as instituições de pesquisa dos países produtores de cacau pelo grande volume de temas estudados. “São eventos com maior número de trabalhos publicados para um único cultivo no mundo”, disse, acrescentando que no próximo ano a República dos Camarões, sediará o 17º Congresso de Cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário