quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO - Mt 9, 9-13
Todos nós vivemos afirmando que Jesus é misericordioso, que veio para trazer a salvação para todas as pessoas e coisas do gênero, mas na hora da convivência com as pessoas, parece que não é bem assim, pois somos proibitivos e sabemos sempre evidenciar os erros e os pecados que são cometidos para provocarmos discórdia, separação e exclusão. É muito comum ouvirmos nas comunidades: "Eu acho que Fulano não pode participar de tal coisa porque ele fez isso e aquilo". Devemos crer que de fato não somos nós quem chamamos para o serviço do Reino, é Jesus quem chama e ele sabe muito melhor que nós quem está chamando e porque ele está chamando. A nós compete criar condições para que todos possam assumir a própria vocação.      
NOTÍCIAS      
      
·       Congregação Filhas do Amor Divino em festa pela beatificação das Mártires do Drina    
·       Pastoral da Criança promove exposição fotográfica em homenagem a dom Paulo Evaristo Arns      
·       Comissão prepara o 14º Encontro Nacional de Presbíteros       
·       Dom Eugênio Rixen é nomeado administrador apostólico de São Felix do Araguaia 
·       Realizado 9º Encontro de Missionários Brasileiros na Bolívia  
·       Núncio visita reunião do CONSEP       
·       Ato na CNBB pede a defesa das florestas e o desenvolvimento sustentável       
·       Encontro reúne institutos de Pastoral Juvenil de 12 países em El Salvador     
·       POM apresentam Campanha Missionária à imprensa nesta quarta-feira     
·       Dom Leonardo é nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília     
      
ACESSE TAMBÉM:
Notícias: http://www.cnbb.org.br/
Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
    
Congregação Filhas do Amor Divino em festa pela beatificação das Mártires do Drina
No próximo sábado, dia 24, em Sarajevo (Bósnia Herzegovina) haverá a celebração de beatificação das irmãs: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), mais conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). As irmãs serão as primeiras da congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas.
Segundo a provincial superiora da congregação Filhas do Amor Divino, da região sul do Brasil, irmã Zoeli Maria Pletsch, um grupo de brasileiros já está em Sarajevo para acompanhar a beatificação das irmãs. “Nós, da Região Sul, acompanharemos a beatificação em um grupo de cinco pessoas, todas religiosas, representando o Brasil. Na congregação da região norte, além de irmãs, irá acompanhá-las alguns leigos”, explicou.
Para a irmã Zoeli Pletsch, a preparação espiritual dela para acompanhar a beatificação está sendo enorme. “Estou rezando muito e me preparando psicologicamente e espiritualmente para essa beatificação. As Mártires são um exemplo e uma comprovação pública de que vale a pena viver uma vida santa, uma vida pura. Essa beatificação será o primeiro passo para declará-las santas. É um verdadeiro testemunho a ser seguido por todos”, ressaltou.
Vida e morteA convite do arcebispo dom Giuseppe Stadler, as Filhas do Amor Divino chegaram a Saraievo em 1882, acompanhadas da fundadora da congregação, Madre Francisca Lechner.
Em 1911, em Pale, localidade próxima a Sarajevo, abriram um convento, chamado “Casa de Maria”. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperação de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto São José, em Sarajevo. Entretanto a Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam as suas portas. O local ficou conhecido como “o hospital dos pobres”.
Em 11 de dezembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, os soldados da milícia “cetnici” aprisionaram as cinco irmãs e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas irmãs, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigações e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a irmã Berchmana, com 76 anos de idade, foi morta.
As demais irmãs foram conduzidas a Gorazde. A viagem de Pale a Gorazde, através da Montanha Romanija, são 65 quilômetros e durou quatro dias e quatro noites. No dia 15 de dezembro, em Gorazde, após a tentativa de estupro, as irmãs foram assassinadas a facadas e os seus corpos jogados no rio Drina.
Para entender melhor o ocorrido, o padre Anto Bakovic escreveu um livro chamado “As Mártires do Drina” contando a sua versão da história. Padre Bakovic tinha 10 anos, à época, quando tudo aconteceu. Ele foi um dos poucos sobreviventes do massacre e a única testemunha viva do fato.     
      
Pastoral da Criança promove exposição fotográfica em homenagem a dom Paulo Evaristo Arns
“Os caminhos de dom Paulo”. Com este tema, a Pastoral da Criança promove até o dia 23 de outubro, no Memorial de Curitiba, a exposição do repórter fotográfico Douglas Mansur que homenageia o cardeal dom Paulo Evaristo Arns.
A abertura da exposição aconteceu na sexta-feira, 16, com a presença do vice-governador Flávio Arns, do bispo auxiliar de Curitiba dom Rafael Biernaski e do coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann.
A exposição é um instrumento pedagógico e de evangelização para as comunidades de base e para a sociedade civil discutir a história da Igreja e dos movimentos sociais na trajetória do trabalho e vida do cardeal dom Paulo Evaristo Arns ao longo de 20 anos, como presença missionária em defesa dos direitos humanos, sobretudo a atitude profética na efervescência da Ditadura Militar.
Em 2008, a mesma exposição teve abertura em São Paulo numa Ação Educativa. Depois percorreu as comunidades de São Paulo, para discutir o trabalho do cardeal nos anos que esteve à frente da arquidiocese. Isso para mostrar a importância do engajamento da Igreja com os movimentos sociais, com os indígenas, com os negros e com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e sua presença nas prisões e nos hospitais, com os menos favorecidos e com os torturados pelo Regime Militar.
É possível ver na série das 55 fotos expostas, imagens marcantes e históricas que retratam o momento da missa celebrada por dom Paulo na Igreja da Sé, dos corpos presentes do estudante preso, torturado e morto nas dependências do DOI/CODI-SP no dia 16 de março de 1973, Alexandre Vanucchi Leme e do frade dominicano Frei Tito de Alencar submetido a variados tipos de tortura física e psicológica.
Para o repórter fotográfico Douglas Mansur a exposição tem o valor pedagógico e evangelizador para se fazer uma discussão da história do Brasil e da Igreja e do apoio de dom Paulo às pessoas que foram torturadas e presas.O coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann, agradeceu ao artista fotográfico Mansur pelo trabalho. Destacou a importância dos eventos registrados do processo político do Brasil.
Lembrou do registro da obra "Brasil Nunca mais" de dom Paulo Evaristo Arns publicado pela Editora Vozes, que narra e descreve a desumanidade e o castigo tortura como ato brutal e desumano, que foi registrado. "Se ninguém registra a história, ela se perde", chamou atenção e disse que a exposição das fotos de Dougas Mansur é importante colaboração para o país.
"Dom Paulo colocou no coração das pessoas a esperança ao assumir sua realidade última", afirmou o bispo auxiliar de Curitiba dom Rafael Biernaski ao dizer que o cardeal Arns teve uma importância singular na vida das pessoas e na organização da arquidiocese de São Paulo desde seu inicio ao dar origem a outras dioceses através das CEBs. Disse que Mansur fez os flash da histórica e da fé através das fotos e que a exposição ajuda a dá o sentido à história e à vida.
A mesma exposição irá percorrer algumas comunidades de Curitiba e municípios do Paraná. Está livre para convite. Mansur encaminha a exposição e no dia da abertura o pessoal faz a discussão sobre a história da Igreja. O objetivo não é só expor as fotos, mas fazer gerar uma discussão sobre o engajamento de dom Paulo nos movimentos sociais e na luta pelos direitos humanos.  
      
Comissão prepara o 14º Encontro Nacional de Presbíteros
“A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no Processo de Mudança de Época”. Este é o tema do 14º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 1 a 7 de fevereiro de 2012.
O 14º Encontro será eletivo, quando os presbíteros delegados das dioceses do Brasil escolherão a futura nova presidência da CNP para o quadriênio de 2012 a 2016.
Segundo o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), padre Francisco dos Santos, o padre João Batista Libânio, em continuidade aos temas propostos nos 13 ENPs passados, realizados nesses 25 anos, “apresenta-nos um extraordinário subsidio para estudo, em preparação ao 14º ENP, à luz do tema do encontro e seguido do lema “Escolhido entre os homens e constituído em favor da humanidade”.
“Nós, da atual presidência do CNP, somos muitíssimos agradecidos à CNBB, à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, aos bispos e irmãos presbíteros que nos acolheram e nos ajudaram, nestes quase quatro anos, na condução deste importante organismo de comunhão dos presbíteros da Igreja do Brasil, vinculado à CNBB”, disse o padre Francisco dos Santos.
Veja o texto do 14º ENP
Orientações aos Delegados
Orientações aos Presidentes Regionais
Critérios para o 14º ENP      
      
Dom Eugênio Rixen é nomeado administrador apostólico de São Felix do Araguaia
O bispo da diocese de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, foi nomeado hoje, 21, pelo papa Bento XVI, administrador apostólico da prelazia de São Felix do Araguaia (MT). A prelazia ficou vacante com a transferência de dom Leonardo Ulrich Steiner como bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, fez o comunicado destas mudanças, na manhã de hoje, ao Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, reunido desde ontem, 20, na sede da instituição.
Dom Eugênio nasceu em La Calamine, na Bélgica, em 3 de julho de 1944. Foi ordenado bispo auxiliar de Assis (SP) em 1996 e, em 1998, foi transferido para a diocese de Goiás (1996-1998). Foi também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética durante dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2011. 
      
Realizado 9º Encontro de Missionários Brasileiros na Bolívia
Santa Cruz de la Siera, na Bolívia, sediou, nos dias 16 a 18, o 9º Encontro de Missionários Brasileiros que atuam naquele país. Cerca de 50 pessoas de várias regiões da Bolívia participaram do encontro. Do Brasil estiveram presentes quatro superioras religiosas, além do presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Mato Grosso do Sul, o coordenador do Conselho Missionário (Comire) do Regional Oeste 2 (Mato Grosso) e o diretor das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, padre Camilo Pauletti. Existem na Bolívia mais de 100 missionários brasileiros.
O objetivo deste encontro é animar os missionários que lá atuam; dar oportunidade de compartilharem; ver os desafios e buscar juntos algumas pistas para melhorar, além de ser um momento de convivência, celebração e fortalecimento das relações entre os brasileiros.
“Foi muito positivo, deu pra sentir o quanto nossos missionários querem bem ao povo boliviano. Também sentimos a importância de compartilhar os sentimentos, as dificuldades e as alegrias. Vivemos nestes dias num clima fraterno, de gratuidade e amizade, de apoio e solidariedade”, afirmou padre Camilo.
No fim do encontro os missionários agradeceram pela oportunidade e valorizaram a boa acolhida do padre Loacir Lovizon que coordenou e articulou o encontro e a presença dos brasileiros. “Eles sentiram o incentivo, apoio e ânimo para continuarem firmes na caminhada”, completou o diretor das POM. O evento realizado a cada dois anos.   
      
Núncio visita reunião do CONSEP
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, visitou a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, para comunicar oficialmente a nomeação de dom Leonardo Ulrich Steiner a respeito de sua transferência. O secretário geral da Conferência foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo auxiliar de Brasília.
Acolhido pelo presidente da CNBB, cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, dom Lorenzo procedeu à leitura da carta na qual comunica oficialmente a dom Leonardo a nomeação do Santo Padre. Em seguida, bem à vontade, refletindo a expressão da comunhão eclesial, o núncio conversou com os bispos membros do Conselho Espicopal de Pastoral (Cosep). No final de sua exposição, o núncio recordou a escolha do Brasil como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude. Manifestou grande entusiasmo pelo movimento que começa com a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e considera que esse tempo que se inaugura é um “kairos”. Dom Lorenzo também comunicou que preside hoje, as 11:30h, a eucaristia na intenção da paz, na capela da nunciatura.
Segundo as informações da Nunciatura Apostólica, dom Lorenzo Baldisseri, foi nomeado núncio para o Brasil pelo beato João Paulo II. Sua ordenação presbiteral foi realizada em 29 de junho de 1963. Ordenado bispo em 7 de março de 1992, foi nomeado arcebispo Titular de Diocletiana pelo papa João Paulo II. Tem formação Jurídica e Diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense e na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesíastica. Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador, Japão, Brasil entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai (1995-1999) e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.      
      
Ato na CNBB pede a defesa das florestas e o desenvolvimento sustentável
O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, na qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz parte, promove na tarde de hoje, 21, Dia da Árvore, às 16:30h, na sede da Conferência dos Bispos, em Brasília, o Ato em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.
Segundo os organizadores do evento, o ato quer chamar a atenção da sociedade brasileira, para que no Dia da Árvore, o texto do novo Código Florestal, que tramita no Senado Federal, possa proteger, “verdadeiramente, as florestas e trate de forma privilegiada a agricultura familiar”.
"Nesta data tão significativa que o novo Código Florestal garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros, trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais e combata a cultura de impunidade", destaca o texto do Comitê Brasil em Defesa das Florestas.
Ao final do encontro será plantada uma muda de Ipê, árvore nativa do cerrado, simbolizando a esperança do povo por um Código Florestal justo e sustentável.
Foram convidados os bispos, padres e religiosos que participam do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), da CNBB, que estão reunidos em Brasília, desde ontem, 20, além do público em geral.
ComitêO Comitê foi criado em junho desse ano e é composto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), CNBB, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Central Única dos Trabalhadores (CUT), SOS Florestas, Instituto Ethos, Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Comitê Intertribal.  
      
Encontro reúne institutos de Pastoral Juvenil de 12 países em El Salvador
El Salvador sedia o 11º Encontro da Rede Latino Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil. Estão reunidos 16 centros e institutos de 12 países. O Brasil está representado pela Casa da Juventude Pe. Burnier (Caju), de Goiânia, Centro de capacitação da Juventude (CCJ) e Centros Maristas de Juventude (CMJs).
O objetivo do encontro é gerar um processo de reflexão, revisão e orientação dos métodos de evangelização utilizados pela Pastoral Juvenil nos diferentes setores da juventude, há 30 anos da opção preferencial pelos jovens, feita pelos bispos da América Latina na 3ª Conferência do Episcopado, celebrada em Puebla, México, para iluminar as experiências, propostas e futuras ações frente aos desafios que nos apresentam as novas culturas  juvenis.
Os participantes recordam os 20 anos de existência da Rede Latino Americana, e a retomada do histórico da Rede. Já visitaram os stands dos Centros e Institutos onde foram apresentados os trabalhos realizados com as juventudes em seus países, mostrando a riqueza que existe em diferentes áreas de atuação: formação, assessoria e acompanhamento, apresentando também os desafios que se vive em diferentes lugares em relação à evangelização da juventude; comunicados da Rede e conclusão com uma convivência tipicamente salvadorenha.
O encontro tem como tema: “Métodos de evangelização na Pastoral Juvenil frente às novas culturas juvenis, 30 anos depois da opção preferencial pelos jovens”. E como lema: “Tudo isso disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas (Mt 13,34)”. O evento teve início na segunda-feira, 19, e termina no próximo sábado, 24.
      
POM apresentam Campanha Missionária à imprensa nesta quarta-feira
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) recebem a imprensa na tarde desta quarta-feira, 21, às 14h, para uma coletiva de imprensa de lançamento da Campanha Missionária 2011.
Promovida anualmente, a Campanha Missionária tem o objetivo de chamar a atenção dos cristãos sobre o seu compromisso missionário através da vivência da temática proposta que costuma seguir a da Campanha da Fraternidade (CF), mas com enfoque na universalidade da missão.
Este ano a CF-2011 abordou o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, a CM, por sua vez, vai trabalhar o tema “Missão na Ecologia”, com o lema “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo (Eclo 18, 22b)”.
A Campanha Missionária é desenvolvida todos os anos no mês de outubro, e seu ponto alto é o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês. Para ajudar na reflexão do tema, as Pontifícias Obras Missionárias produzem e enviam a todas as dioceses subsídios como DVDs, cartazes, folhetos dominicais e novenas missionárias com a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões. As dioceses, paróquias e comunidades participam da Campanha intensamente no mês missionário.
O dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil é revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais, assistência aos missionários em todo o mundo. É realizada no Brasil em nível nacional desde 1972.     
      
Dom Leonardo é nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília
O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 21, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília, transferindo-o da Prelazia de São Felix do Araguaia (MT). Segundo o comunicado do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, a nomeação de dom Leonardo atende à solicitação feita ao papa pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar e em razão da eleição de dom Leonardo para Secretário Geral da CNBB no último mês de maio.
Dom Leonardo é catarinense de Forquilhinha onde nasceu no dia 6 de novembro de 1950. Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), fez a profissão religiosa em 20 de janeiro de 1973 e recebeu a ordenação presbiteral em 21 de janeiro de 1978. Foi nomeado bispo da prelazia de São Felix do Araguaia em 2 de fevereiro de 2005 e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenau (SC), adotando como lema episcopal “Verbo feito carne”.
Com mestrado e doutorado em Filosofia junto à Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, dom Leonardo foi professor e orientador Educacional no Seminário Santo Antônio; Mestre dos Noviços e Mestre dos Irmãos de profissão temporária; Vigário Paroquial junto às Paróquias de São Benedito, Guaratinguetá (SP); São Paulo Apóstolo, Agudos (SP) e São Francisco de Assis, Rodeio (SC); secretário para a formação e estudos da Província da Imaculada Conceição; membro da primeira Comissão pro Ratio Studiorum da Ordem dos Frades Menores; visitador geral para a Província São Francisco de Assis no Rio Grande do Sul; secretário geral do Pontifício Ateneo Antonianum; professor de Filosofia da Religião da Pontifícia Universidade Antonianum; professor na Faculdade de Filosofia São Boaventura, da Associação Bom Jesus.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário