quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pesquisadores iniciam nesta sexta o inventário de Itacaré

Fazer uma radiografia sobre o município de 737,850 quilômetros quadrados, que é frequentado por turistas de diferentes países do mundo por causa de suas belas praias, rios e cachoeiras, história, hotéis, culinária riquíssima e, principalmente, pela hospitalidade dos seus 24.318 habitantes.

Esse é objetivo do Inventário Turístico e Análise da Sustentabilidade, que começa nesta sexta-feira, 28, e será feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O projeto visa realizar a identificação dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos com a finalidade de servir como base de informações para o planejamento e gestão da atividade turística.
Os pesquisadores vão levantar informações sobre quantidade de hotéis, pousadas, empresas para passeios, restaurantes, condições das vias públicas, espaços de lazer e até indicadores sociais. “É um trabalho importantíssimo para o nosso destino. É uma pesquisa feita por uma instituição de muita credibilidade”, destaca a secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros.
De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, professor Gustavo da Cruz, que é doutor em Turismo e Sustentabilidade pela Universidade de Las Palmas, na Espanha, o trabalho será feito em 10 etapas, sendo que a primeira delas é apuração sobre o destino. Ele pede que os empresários colaborem, fornecendo as informações corretas que são fundamentais para o município.
Importância
Gustavo da Cruz explica que com a pesquisa será possível saber exatamente o tamanho da indústria do turismo de Itacaré, suas demandas, carências e desafios. Com base nos dados levantados, novos investimentos poderão ser feitos para melhorar a rede de serviços.
A coordenadora Geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro Lima, afirma que o levantamento “proporcionará uma maior facilidade e agilidade na orientação de políticas públicas regionais e na promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos em razão de que gestores públicos e privados, turistas e moradores terão acesso a informações geo-referenciadas com dados mais detalhados”.
O projeto foi desenvolvido pela Uesc em parceria com a Bahia Mineração (BAMIM) e as Secretarias Municipais de Turismo de Ilhéus e Itacaré. A pesquisa foi realizada em Ilhéus e Serra Grande, em Uruçuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário