Como parte da estratégia das ações de combate a dengue, a Prefeitura de Itabuna desenvolve em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que reúne fabricantes como Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, o recolhimento de pneus usados de veículos de carga e de passeio para reciclagem. Nos primeiros 35 dias do ano foram recolhidos mais de seis mil pneus e foram enviadas duas carretas, cada uma delas com cerca de 900 pneus e um peso médio de 19 toneladas.
O diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, explica que o trabalho vem sendo realizado continuamente, com a coleta e destinação de pneus usados que são jogados em terrenos baldios, quintais ou descartados no lixão. O material também é coletado em oficinas mecânicas, borracharias e empresas transportadoras.
Ele destaca que a ação também mobiliza a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que cede um caminhão e uma equipe de fiscais para auxiliar na coleta de pneus, que são depositados na Administração dos Estádios de Itabuna (Adei) e no depósito junto ao antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em fase de implantação.
Segundo Florentino Souza Filho, este esforço torna Itabuna uma referência regional no combate à dengue, com a retirada de pneus que eram depositados a céu aberto. O material recolhido é reciclado e transformado em sandálias, tapetes, granulados de borracha, dutos e pisos de borracha e é resultado do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).
Balanço
Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes nacionais, a Reciclanip já coletou e destinou o equivalente 1,86 milhão de toneladas de pneus inservíveis em todo o país. No ano passado, a entidade coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 320 mil toneladas de pneus inservíveis, quantia que equivale a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.
Os 726 pontos de coleta estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria com as prefeituras, inclusive a de Itabuna, que cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário