Em visita às cidades do Estado da Bahia, o consultor do Ministério da Educação, Jaisson Costacurta esteve na última sexta-feira (3) em Itabuna, e constatou que o município apresenta índices de analfabetismo inferior a média no estado. O resultado deve-se ao trabalho realizado pela Secretaria da Educação, através do projeto de alfabetização para jovens e adultos “BB Educar Eu Cidadão”, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Banco do Brasil (FBB).
Durante o encontro com alfabetizadores, alfabetizandos, coordenadores de turmas e a gestora local do projeto, Lucinede Silva, o consultor realizou a primeira etapa de sua visita, que se constituiu em colher as experiências exitosas a partir das análises que envolveram, a mobilização dos alunos, as parcerias firmadas, a formação de alfabetizadores, o acompanhamento das turmas, processo pedagógico e encaminhamento de alunos do programa de Educação para Jovens e Adolescentes (EJA).
Ao atestar o bom desempenho do projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, Jaisson destacou que será elaborado um relatório dessas experiências a ser encaminhado ao MEC e a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) para redefinição do programa de alfabetização e a disseminação das boas experiências aos municípios. “O objetivo é captar as experiências exitosas das boas práticas pedagógicas realizadas no projeto para auxiliar a construção de planos de ações locais”.
Objetivo
O projeto de alfabetização para jovens e adultos “BB Educar Eu Cidadão” é resultado das parcerias entre a Prefeitura Municipal de Itabuna, FNDE/MEC – Programa Brasil Alfabetizado e Fundação Banco do Brasil. O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social e educacional dos homens e mulheres, trabalhadores do mercado formal e informal, jovens e aposentados por meio da alfabetização e sua posterior inserção na rede regular de ensino público municipal.
Nos próximos dias 8, 9 e 10, durante a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, os alfabetizadores estarão se reunindo para estudos específicos do programa e no dia 13 iniciam-se as aulas nos espaços alfabetizadores em Itabuna, que até o momento conta com 1.400 alunos cadastrados no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário