sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cães e gatos são vacinados contra raiva

 Os proprietários de cães e gatos de Ilhéus devem ficar atentos ao calendário de vacinação da campanha antirrábica animal. Desde o dia 9 de julho uma equipe de imunização realiza diariamente vacinação nos animais domésticos no CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. Bichos de estimação que possuem mais de três meses de vida devem ser imunizados. Já os animais de três a seis meses de vida devem voltar para uma segunda dose após 30 dias. É importante ressaltar que a vacina antirrábica deve ser tomada uma vez por ano.

De acordo com a estratégia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, a meta este ano é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais, entre zona urbana e rural. Considerado o ponto alto da campanha, o “Dia D” de combate à raiva será realizado no próximo sábado (28), com mobilização das equipes em todo o estado. Neste dia, postos de vacinação fixos e diversos postos volantes estarão espalhados em todas as zonas da cidade.
A vacinação antirrábica também acontecerá na zona rural da cidade. Este mês, essas localidades serão visitadas por equipes volantes as localidades de Aritaguá, no dia 20; Sambaituba, no dia 21; e Rio do Engenho, no dia 26. O atendimento em domicílio é outro serviço oferecido neste período de campanha como estratégia para ampliar a cobertura de vacinação. Este atendimento é destinado exclusivamente aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário