quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sexto Seminário de Gastronomia sárá sobre a fararinha de mandioca

No próximodia 21 de agosto, das 14h às 18h15, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o pratoprincipal do dia será a farinha de mandioca ! É que será realizado o VISeminário do Museu de Gastronomia da Bahia com o tema “Farinha deMandioca:cultura & gastronomia”. Na programação, os segredos dafarofa e do pirão”. De Norte a Sul, do litoral ao sertão do Brasil, amandioca é uma unanimidade, que integrada aos ingredienteseuropeus, africanos e orientais, deu em ricos e variados cardápios, reveladores de regiões e de estilos de comer à brasileira. Por isso, agora amandioca ganhará um seminário somente seu. E na terra onde ela reinaabsoluta serão discutidos os variados usos da mandioca, através de conferênciasde especialistas no cultivo da raiz e no seu uso na gastronomia. Como parteintegrante de seminário, nos dias 23 e 24, no período da tarde, serãorealizadas as “Oficinas de Farofas & Pirões” onde osparticipantes poderão aprender, entre outras delícias, a “farofa desabiá”, a “paçoca da vovó” e a “farofa OswaldoAranha”... O VI Seminário de Gastronomia “Farinha deMandioca:cultura & gastronomia” é umarealização do Senac-Bahia. Confira a programação !
Programação Seminário
Ø 14h _ Abertura
Ø 14h15m _ Conferência:
v Farinha boa _ Prof. Joselito daSilva Motta – EngenheiroAgrônomo, Mestrado em Extensão Rural e Concentração em Transferência deTecnologia, Pesquisador ‘Usos da Mandioca” da Embrapa. Desenvolveações com a cultura da mandioca, com treinamentos para professores, técnicosbrasileiros e da África de língua portuguesa, inglesa, francesa, Ásia eAmérica.
Ø 14h55m _ Conferência:
v Farinha no prato _ Prof. Odilon Castro – Professor do Curso de Bachalerado emGastronomia da UFBA, Ex-coordenador do Curso de Gastronomia da UNIFACS. CozinheiroProfissional certificado pela ABNT. Mestre em alimentos, Nutrição e Saúde pelaEscola de Nutrição da UFBA. Especializado em Administração Hoteleira (UFBA /SENAC). Graduado em jornalismo (UFG). 
v Farinha na Gastronomia Brasileira _ Prof. Asdrubal Vieira Senra, Professorda UFBA; Prof. Instrutor convidado da UNIVALI-SC, atua como prof. deCozinha Brasileira, de Cozinha latino-americana e Espanhola; pesquisadorem cultura e alimentação brasileira.
Ø 15h35m _ Intervalo:
v "Café comfarinha"
Ø 16h15m _ Painel:
v participação dos alunos degastronomia e nutrição. Coordenação Prof. Odilon Castro
Ø 17h30m _ Comunicados:
v Qualidade, identidade enotoriedade da farinha de mandioca de Nazaré das Farinhas: uma contribuição aindicação geográfica _ Profª. Drª. Janice Izabel Druzian – graduação em Química Industrial,mestrado em Química, e doutorado em Ciência de Alimentos pela UNICAMP.Atualmente é professora Associada I da UFBA na Faculdade de Farmácia. Temexperiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Biotecnologia, eProteção da Propriedade Intelectual (Patente e Indicação Geográfica).
v Salve a casa de farinha _ Fernanda Cabrini e Marcelo Terça-Nada (líderes do Slow Food na cidade do Salvador) 
Ø 18h _ Debates
Ø 18h15m _ Encerramento
Programação das Oficinas
Farofas & Pirões
Dia: 23/08/2012
Oficina I:
Horário: de 13h às 16h
Farofa de Sabiá
Históricoda farofa / procedência: feita com leite, cebola, pimentão, pimenta malagueta,carne seca assada.
· Pirão de Leite com Queijo Coalho
Históricoda farofa / procedência: típico do nordeste, feito com leite, manteiga degarrafa e pedaços de queijo coalho. Serve-se com carne do sol assada na brasa.
· Paçoca de Carne Seca
Históricoda farofa / procedência: carne do sol assada, moída no pilão junto com afarinha.
Oficina II:
Horário: de 16h30 às 19h30
· Paçoca da Vovó
Históricoda farofa / procedência: feito com tapioca, coco ralado e açúcar. Assada noforno.
· Pirão Praieiro (com caldo de peixe)
Históricodo pirão / procedência: feito com caldo e pedaços de peixe.
· Farofa Oswaldo Aranha
Históricoda farofa/ procedência: conhecida como uma farofa especial, aonde se usamateriais variados como arroz, batatas fritas, bacon, banana e ovos.
Contatosde Raul Lody - 81 34212448 / 81 88736535
DorisPinheiro 71 8896-5016

Nenhum comentário:

Postar um comentário