A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, a professora/Dra. Adélia Pinheiro, assinou a Portaria nº 1448, declarando luto oficial na Instituição por três dias em virtude do falecimento de Flávio José Simões Costa, professor aposentado da Universidade, ocorrido na noite dessa segunda-feira(10).
A reitora lembrou que o professor Flávio Simões dedicou a sua a vida ao desenvolvimento do ensino superior da FESPI e da UESC, da qual foi um dos seus fundadores.
O corpo do professor Flávio Simões está sendo velado na Câmara de Vereadores do município de Itabuna de onde sairá o féretro às 15 horas.
O professor era viúvo da professora Norma Navarro Costa, natural de Prado (BA). Era graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia da Ufba/ Mestrado em Ciências Sociais pela Ufba, Especialização e Aperfeiçoamento em Sociologia pelo Instituto de Sociologia - Madri, Espanha; em Problemas Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências Y Letras da Universidade Central do Equador e em Sociologia Geral pelo Instituto Social Leão XIII da Pontifícia Universidade de Salamanca, Espanha.
Foi membro dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da FESPI, do Conselho de Administração das UESC e coordenador do Colegiado de Pedagogia da UESC.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia de Itabuna e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. Lecionou Sociologia Aplicada a Administração, na Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (1963-1964). Teve publicados os trabalhos " Antônio Conselheiro: uma reformulação à luz da Psicologia Social" (dissertação de mestrado), em 1975. "Educação Repressiva versus Fenômeno de Socialização", em 1969. Lançou pela Editus "Eu, o louco" centrado em Antônio Conselheiro e a coletânea "Obras Reunidas de Plínio de Almeida" (Editus).
Flávio Simões exerceu três mandatos consecutivos de vereador na Câmara Municipal de Itabuna, da qual também foi seu presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário