segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Em Itabuna Prefeitura retira famílias de áreas de risco de enchentes



A Prefeitura de Itabuna, através da Coordenação da Defesa Civil e das secretarias da Assistência Social, de Assuntos Governamentais e Comunicação e da Administração retirou cinco famílias de áreas de risco nas ruas do Eucalipto, no bairro Maria Matos (Rua de Palha), em razão das cheia do Rio Cachoeira, e de desabamento, na Rua do Cajueiro, 125, no bairro de Nova Ferradas, provocado pelas fortes chuvas que desde a tarde de domingo caem na região sul do Estado.
A secretária de Governo, Cleide Sousa Oliveira, disse a pouco que as equipes da Prefeitura estão vasculhando a beira-rio, principalmente nos bairros da Bananeira e Nova Itabuna, para identificar situações em que as famílias afetadas pelas chuvas e pela cheia do rio sejam removidas. As famílias da beira-rio da Rua de Palha foram removidas para o Estádio Luiz Viana Filho, onde receberão assistência, com colchonetes, água e alimentos. A única família afetada no Nova Ferradas foi para casa de parentes.
Por medida de segurança, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano – Sedur interditou o tráfego de veículos sobre a ponte Miguel Calmon (Marabá), que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon, devido à pressão de aguapés e baronesas que se acumulam no leito do Rio Cachoeira há oito meses. No local, escavadeiras hidráulicas da prefeitura ajudam o material orgânico a descer em direção ao mar e evitar que faça mais pressão nas estruturas da ponte.
No bairro de Ferradas, a cheia do Cachoeira obrigou a Sedur a também interditar a ponte de acesso à Vila de Itamaracá. As águas cobrem toda a estrutura da ponte, impedido o tráfego de veículos e de pessoas nos dois sentidos. O vilarejo está ilhado e as secretarias da Assistência Social e da Administração estudam maneiras de atender às pessoas ali residentes com a doação de água e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário