quinta-feira, 17 de outubro de 2013

UESC e Secretaria da Indústria Comércio e Mineração realizam o Exporta Bahia -2013

Evento visa o aumento da competitividade e da inserção internacional das micros, pequenas e médias empresas baianas.
Nos dias 30 a 31 de outubro de 2013, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus/BA), serão realizados cursos e conferência do Exporta Bahia-2013. O evento é realizado pela Secretaria da Indústria Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM) e pelo curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA)/UESC.
O Exporta Bahia é voltado para as micros, pequenas e médias empresas que desejam aumentar a competitividade e atingir mercados internacionais, por meio de acompanhamento individualizado, pensamento estratégico e ações de preparação para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.
Este evento gratuito visa integrar e potencializar as diversas iniciativas dos agentes de desenvolvimento que atuam na Bahia, mais especificamente aquelas voltadas à difusão de uma cultura para exportação de serviços e de produtos. As inscrições devem ser feitas pelo site www.exportabahia.ba.gov.br.
O inicio está previsto para as 16 horas do dia 30(quarta-feira), com a conferencia "A participação do Nordeste e Bahia nas correntes de comércio internacional" apresentada pela professora Dra. Ticiana Grecco Zanon Moura, coordenadora do Curso Lea na UESC. LOgo em seguida ela vai mediar a mesa-redonda "Instrumentos e Programas para Internacionalização das empresas" com apresentadores da Fieb, MDIC, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Correios, Inmetro, Senac e Sebrae. 
Às 19 horas o curso "Barreiras técnicas e competitividade empresarial - INMETRO" com o objetivo de levar informação sobre disciplinas relacionadas com a atuação do Inmetro, como: Tecnologia Industrial Básica; Metrologia e Tecnologia; Normalização, Regulamentação Técnica, Avaliação da Conformidade e Creditação; Barreiras Técnicas às Exportações.
O Exporta Bahia prossegue no dia 31(quinta-feira) a partir das 8 horas, com o laboratório de Administração, no 2° andar do Pavilhão Adonias Filho, na UESC. Também uma Oficina "Vitrine do exportador, Aliceweb e radar comercial", com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, com o objetivo de apresentar as funcionalidades destas três ferramentas : “Vitrine do Exportador, Radar Comercial e ALICEWEB”

Nenhum comentário:

Postar um comentário