quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Formatura de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus lotou o Centro de Convenções

A solenidade de graduação do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, realizada no último sábado, 30 de agosto, lotou completamente o auditório Jorge Amado, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães. Quarenta novos bacharéis colaram grau - apenas três do sexo masculino – durante solenidade presidida pelo diretor geral da instituição, Almir Milanesi.
Sobre a grande presença do público, a diretora Acadêmica, Sandra Milanesi, disse que esse fato se deve ao prestígio do curso de Enfermagem e a importância que a profissão conquistou no mercado de trabalho. A mesa oficial da formatura foi composta também pela representante do Cesupi (entidade mantenedora), Fátima Milanez Frisso, o coordenador do curso de Enfermagem, Robson Vidal de Andrade, o patrono da turma, Tiago Birschner, a paraninfa Aldecy de Almeida Bezerra Silva, e o secretário acadêmico, Paulo Castro.
A oradora da turma, Bianca Nascimento de Oliveira, agradeceu ao esforço da instituição na produção do conhecimento e declarou: “Custamos a entender que a Enfermagem vai muito além dos muros da nossa faculdade, além dos assuntos que estudamos e dos procedimentos que realizamos. Trata-se de algo muito mais denso. Falamos de amor, de riquezas impalpáveis. Se algum de vocês concluíram essa graduação esperando ficar rico, lamento decepcioná-los. A Enfermagem ainda não é bem remunerada, em compensação digo-lhes que enobrece a alma receber o sorriso de um paciente e aliviar a dor, seja ela física ou da alma. É isso que nos torna profissionais diferenciados”, acrescentou. 
A formanda Juma Lua Lucena Cidade de Oliveira Santos fez o requerimento de colação de grau e Ludimilli Eloine Evangelista de Azevedo proferiu o juramento. Entre os professores homenageados estavam Maria Viviane Alves Cruz, que deu nome à turma, Carina de Farias Gonçalves, Dorival de Freitas Filho, Eliene Mariaq Tranzillo, Marcos Ramos Abreu, Maria Amélia dos Santos Farias, Mário Alves Amorim Filho, Sérgio Molfi de Lima Filho, Sônia Cristina Oliveira Melo e a secretária municipal de Educação, Marlúcia Mendes Rocha.
Paraninfa – Durante seu pronunciamento, a paraninfa dos novos bacharéis, Aldecy de Almeida Bezerra Silva, declarou: “Eu sou uma célula de todo esse tecido que a Faculdade de Ilhéus escolheu para tecer essa profissão pra vocês. Sou parte da história de vocês com muito prazer. Neste momento a palavra que eu trago, a única palavra é amor. Amor é o que nós precisamos na verdade. Nós estamos numa sociedade cada vez mais desestruturada, família cada vez mais perdendo sentido, mas eu acredito na família, eu ainda credito no amor. Eu ainda credito que é possível ser mais do que somos como pessoa. E eu acredito que nós professores estamos trabalhando essa missão, porque quando a gente se reúne a gente não fala de números e de letras, a gente fala em formação de pessoas.”



Um comentário:

  1. Fico muito feliz de representar essa turma, e acredito em cada linha que escrevi, pois sei que a enfermagem é uma das profissões mais completas que existe, afinal trata-se de amor! Obrigada Jonildo pela excelente matéria.

    ResponderExcluir