quarta-feira, 4 de março de 2015

Ano letivo 2014 da rede municipal de ensino de Ilhéus será encerrado neste mês de março

Atividades serão encerradas até o dia 18, após o cumprimento do calendário de reposição de aulas aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
A rede municipal de ensino de Ilhéus se prepara para o encerramento do ano letivo de 2014. De acordo com a Secretaria de Educação do município (Sido), após a reposição das aulas perdidas por paralisações e reformas em escolas, por exemplo, aproximadamente 25 unidades educacionais já encerram as atividades nesta semana e as demais encerrarão, progressivamente, até o dia 18 de março.
Por conta dos casos de substituição de professores afastados por laudos e/ou atestados médicos, licença gestante, reformas em unidades escolares, problemas com transportes e/ou condições das estradas, paralisações dos professores, horas destinadas ao planejamento, foi necessário levantamento minucioso, feito pela Prefeitura, em todas as escolas da rede municipal para apurar o número de dias de aulas a serem repostas. O calendário foi avaliado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME). Segundo a titular da Sido, Mar Lúcia Rocha, a medida garantiu o cumprimento dos duzentos dias letivos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A secretária ressalta o empenho da gestão municipal em oferecer as condições necessárias ao funcionamento das escolas até o dia 18 de março, quando todas as turmas da rede municipal completarão a carga horária anual. Da mesma forma, lembra Mar Lúcia Rocha, a administração negociou com os professores, por meio da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), a reposição das aulas, mediante o pagamento pelos dias repostos.
O esforço da Prefeitura também manteve a vigência de todos os contratos temporários de professores substitutos até o dia 30 de março, além de assegurar transporte e merenda escolar, inclusive nas situações de reposição em contra turno, quando os alunos permanecem o dia inteiro na escola. De acordo com a secretária de Educação, Mar Lúcia Rocha, o esforço municipal para o cumprimento dos duzentos dias letivos foi possível ainda com o pagamento de horas extras aos professores que repuseram aulas aos sábados.
Seleção de professores - A Secretaria de Educação, com autorização do prefeito Jabes Ribeiro, já iniciou as inscrições para a seleção pública de professores substitutos. Segundo Mar Lúcia Rocha, é compromisso desta gestão que se inicie o ano letivo de 2015 com os professores substitutos nas escolas, o que será um ganho significativo para a rede e, principalmente, aos alunos.
As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 4, das 9 às 11h30min e das 14 às 17h, na sede da Seduc, na Avenida Soares Lopes, 840, centro. Ao todo, são oferecidas 217 vagas para professor (com 97 postos para cadastro de reserva) e 15 para intérprete de libras (com 10 vagas para cadastro de reserva), que vão suprir a falta de docentes na rede municipal de ensino. O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Ilhéus (http://www.ilheus.ba.gov.br/Materia_especifica/6948/Seduc-abre-selecao-simplificada-para-professor-e-interprete-de-Libras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário