terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estado destaca avanços do Educação Integral na Escola Padre Luiz Palmeira


 A coordenadora do Programa de Educação Integral da Secretaria Estadual de Educação, Rovena Brito, e a coordenadora do Núcleo Regional de Educação (NRE-05), MIlkes Guirra, visitaram na tarde desta segunda-feira (21) o Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, a única escola de tempo integral de Ilhéus, para verificar o andamento do projeto e buscar condições para melhorar ainda mais as ações desenvolvidas pela escola. Junto com a diretora do colégio, Eliane Camargo, e do corpo técnico da escola, a equipe observou as instalações e o trabalho desenvolvido com os alunos e constatou que apesar das dificuldades físicas do espaço, a escola vem cumprindo a meta do Estado de oferecer aos alunos a educação em tempo integral de qualidade. 

Rovena Brito e Milkes Guirra conheceram os projetos desenvolvidos pela escola nas mais diversas áreas, elogiaram o empenho de todo o corpo do Colégio para que esse sonho possa se tornar realidade e reafirmaram que a educação em tempo integral é um desafio do Governo da Bahia para oferecer aos alunos um ensino ainda mais completo e qualificado. E o Colégio Padre Luiz Palmeira vem cumprindo esse papel. O compromisso agora é de buscar dotar esse espaço de condições ainda melhores para que esse projeto possa ser ampliado e possa despertar ainda mais o desejo dos alunos de permanecerem na escola. 
Eliane Camargo explicou que no Colégio Padre Luiz Palmeira os estudantes permanecem durante todo o dia na escola, com alimentação nos dois turnos, incluindo o almoço. O diferencial da Educação Integral nesta escola, segundo a diretora, está na participação de todos os alunos nas oficinas e projetos oferecidas e nos resultados que já podem ser obervados tanto na formação escolar como no comportamento de cada um. Ela também falou de todo o empenho da equipe de trabalho que tem transformado as dificuldades em estímulo para que essa iniciativa pioneira possa gerar mais frutos e venha a ser ampliada para outras unidades. 
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN/1996), a Educação Integral é o aumento progressivo da jornada escolar na direção do regime de tempo integral, valorizando as iniciativas educacionais extra-escolares e a vinculação entre o trabalho escolar e a vida em sociedade. A Bahia abraçou esse desafio e, além do Mais Educação, o Estado ampliou a permanência do estudante na escola com projetos como o Ensino Médio Inovador, o Ensino Médio Em-Ação e o Pronatec. A ampliação do acesso à educação integral é compromisso do Programa Todos pela Escola, visando garantir aos estudantes o direito de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário