sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Brasil celebra 300 anos de Nossa Senhora Aparecida


Além da tradicional novena de Nossa Senhora Aparecida, os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil será comemorado com apresentações de Padre Fábio de Melo, Michel Teló, Paula Fernandes, entre outras atrações.
A programação foi divulgada pelo Santuário Nacional durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30). O padre João Batista de Almeida, reitor do santuário, explica que a novena foi antecipada para começar no dia 1° de outubro e terminar no dia 9. Em anos anteriores, a novena seguia até o dia 11.
"Celebrar 300 anos em um dia é pouco, então, a festa será comemorado em três, do dia 10 a 12. Um dia para cada 100 anos. Teremos muitos artistas devotos para emprestar a voz aos devotos em momentos de louvação", contou.
A programação conta com quatro shows. O primeiro, do grupo italiano Genrosso, acontece nos dias 6 e 7 de outubro. Para assistir é necessário comprar uma camiseta por R$ 30 – o valor será revertido para a Fazenda Esperança, de Guaratinguetá. Já no dia 8, os artistas ligados ao santuário, como Tonho Prado e Kleber de Oliveira, se apresentam.
No dia 10, é a vez dos padres cantores se apresentarem. Está confirmado a presença dos padres Fábio de Melo, Antônio Maria, Reginaldo Manzotti, Zezinho, entre outros. Os cantores Daniel e a Ziza Fernandes também fazem uma participação especial.
Já no dia 12, data dedicada à Santa, a apresentação é de artistas da música brasileira. Canções que falam de Maria serão interpretadas por artistas como Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Joana, Chitãozinho e Xororó, Alcione, Michel Teló, Paula Fernandes, Padre Fábio de Melo e Preta Gil.
Missas e novena
Durante os nove dias de novena, estão previstas também missas, vigília e procissões. O Santuário Nacional informou que o Papa Francisco enviou um representante para participar da da festa, já que ele não poderia comparecer por conta de agenda. O representante da diocese de Roma, o cardeal italiano Giovani Battista Re, irá presidir duas missas: uma às 9h no dia 11 e a outra no dia 12, às 7h30.
Público
Só no dia 12 de outubro, o templo espera receber 200 mil fiéis. Para recebe esse público e celebrar o evento, o padre Daniel, ecônomo do santuário, conta que a preparação começou há cinco anos.
"Desde 2012 nos preparamos tanto no projeto pastoral quanto nas obras do santuário. Ao longo desses anos fizemos inaugurações para este ano, como o campanário. Agora nossa grande inauguração será da cúpula central no santuário no dia 11", explicou.

Aparecida, o melhor destino para turismo religioso, ergue-se sobre mistérios e relatos


 Nunca acreditei em promessas, até quando eu precisei de uma. Em 2004, sofri um acidente de bicicleta que me levou a uma temporada na UTI, às vésperas do Natal.
Minha mãe se apegou à Nossa Senhora Aparecida, de quem é devota e que carrega um pingente dela no pescoço. Quando saí do hospital, fomos as duas até Aparecida do Norte (como costuma ser chamada), para agradecer pessoalmente às graças alcançadas.
Aparecida se ergue sobre mistérios e relatos, que começam com a aparição da imagem da santa dentro de um rio e seguem as penitências que peregrinam, muitas vezes de joelhos, pelas ruas da cidade.
Os caminhos conduzem o visitante à opulente Basílica ou à conservada Matriz, parada obrigatória para quem gosta de arte sacra.
Na Sala das Promessas, a fé se materializa em toda a sorte de objetos: reproduções de partes do corpo que foram curadas, camisas de futebol, fotografias, chapéus. Em cada um repousa a história silenciosa de uma causa dada como impossível, não fosse a fé.
E, já que os objetos têm seu poder, vale a visita às lojas e quiosques que vendem bibelôs religiosos dos mais diversos.
Os mais céticos podem se distrair no aquário, com espécies de água doce e salgada, e nos brinquedos de um parque de diversão perto da Basílica. Ou com o picolé gigante, sabor napolitano, vendido por ambulantes e um milagre à parte para o visitante após um dia intenso de caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário