quarta-feira, 2 de maio de 2018

Biomedicina da FMT leva projeto às escolas e comunidades

O Projeto Parasitologia em Ação é um projeto de extensão criado na Faculdade Madre Thais (FMT) sob a responsabilidade da coordenação do Curso de Biomedicina e da professora Dra. Flamélia Carla Oliveira. O objetivo é levar a educação, prevenção e promoção da saúde aos alunos de escolas públicas e comunidades carentes. A cada semestre um Bairro do município de Ilhéus é escolhido para a realização das ações. 
Entre os serviços prestados pelo Projeto incluem palestras, lanches, apresentação de peça, distribuição de kits de higiene, coleta de amostras, realização de exames parasitológicos e posterior entrega de resultados. Esse semestre, as ações estão concentradas no Centro de Convivência Pastor Severino Soares situado no bairro da Esperança, zona norte da cidade. 
A realização de palestras, entrega dos kits e brinquedos, apresentações de peças e brincadeiras com os alunos aconteceram nesta quarta-feira (2). Os alunos do 4º semestre de biomedicina ofereceram às crianças brinquedos, kit higiene, lanche e doces, arrecadados pelos próprios alunos e com ajuda de professores da instituição e coordenação do curso. 
O próximo passo, nessa etapa do Projeto é a realização dos exames parasitológicos pelos alunos. No dia 16 de maio os alunos do 3º semestre do Curso de Enfermagem irão entregar os laudos dos exames junto com as cestas básicas para famílias das crianças. 
A professora Dra. Flamélia Carla, ressalta que o projeto “Parasitologia em Ação” tem frequência semestral e essa já é a 10ª edição do projeto, tendo caráter educativo de prevenção e às parasitoses intestinais. Dessa forma levamos conhecimento e informação sobre prevenção e cuidados aos pais e crianças das escolas públicas de Ilhéus, sem falar na excelente oportunidade que oferecemos aos nossos discentes a oportunidade de exercitarem a cidadania e realizar de forma prática, exames parasitológicos sob nossa supervisão. 
Para a coordenadora do Curso de Biomedicina, a Msc. Ana Paula Adry, “essa é uma ação de grande relevância, pois as parasitoses intestinais constituem um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, por estarem diretamente associado à falta de educação sanitária, preventiva e infraestrutura básica. A incidência ainda aumenta em crianças comprometendo assim seu desenvolvimento físico e intelectual. Acredito que a melhor forma de combater é oferecendo a comunidade ações educativas como essa e atenção do poder público em relação à infraestrutura de nossos bairros. O curso de Biomedicina da FMT promove várias ações, pois acreditamos que a melhor forma de aprender é através das metodologias ativas, vivência e prática,” conclui a professora. 
VESTIBULAR 
Estão abertas as inscrições para o vestibular 2018.2 na FMT, para o ingresso no 2° Semestre Letivo de 2018. Os interessados podem procurar a secretaria da Faculdade na Av. Itabuna, 1491, Ilhéus-BA, ou o estande montado no It'Art Center, no Calçadão D. Pedro II. Também, podem efetivar a inscrição através do site www.faculdademadrethais.com.br. As provas serão realizadas no dia 27 de maio (domingo), das 09 às 13horas na sede da Faculdade. 
A FMT está disponibilizando vagas para nos turnos matutino e noturno nos Cursos de Administração, Enfermagem, Biomedicina, Direito, Logística (tecnológico), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos (tecnológico), Serviço Social, Farmácia, Gastronomia, Arquitetura e Urbanismo e Cacau e Chocolate (tecnológico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário