quinta-feira, 21 de junho de 2018

Secretários municipais debatem sobre a reserva técnica de educação

Secretários e técnicos municipais de educação dos municípios do Território Litoral Sul estão reunidos nesta terça-feira, 19, no auditório do hotel Tarik, em Itabuna para debater sobre a reserva técnica de educação. A ação é desenvolvida pelo Fórum de Secretários Municipais, vinculado a Associação dos Municípios da Região Cacaueira - Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc, os Institutos Natura e Arapyaú e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul.
O encontro tem o objetivo inicial de solucionar a necessidade implantação da reserva técnica nas secretarias de educação, no qual o profissional da rede deve destinar uma parte das suas atividades, cerca de 30% para ações de planejamento e capacitação. De acordo com um diagnóstico realizado, alguns municípios estão em fase de implantação da reserva técnica, mas outros necessitam de orientação.
Visando atender a essas necessidades, a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE), Thamara Strelec, explica que “o grande motivo desse encontro é que eles possam se debruçar sobre a realidade da região a respeito do tema. E, a partir do diagnóstico realizado com os municípios, eles vão ter mais fundamento sobre o andamento e de que forma está sendo implementada a reserva técnica”.
Para a assessora pedagógica do município de Uruçuca, Célia Calmon, a expectativa é de que “a reserva técnica surta o efeito esperado, que é o fortalecimento da unidade, dos projetos, das atividades que devem ser realizados na coletividade e que o professor compreenda e que ele se sinta mais valorizado”.
Em outro momento, está prevista uma reunião específica com os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, que darão continuidade ao trabalho para a criação da Câmara Técnica de Educação. A iniciativa visa desenvolver um trabalho colaborativo na educação municipal, no qual os secretários vinculados aos consórcios da região, se reúnem periodicamente para trocar experiências e trabalhar em conjunto a educação pública da região.
Fortalecimento
O evento contempla uma série de atividades desenvolvidas através do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul, com o objetivo de fortalecer a atuação dos gestores públicos municipais e melhorar os índices de educação na região. Para isso, o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, enfatizou a importância do encontro visando, “a busca pela excelência da Gestão Pública, no sentido de compartilhar ideias e promover mudanças na educação regional”.
O encontro conta com as participações da coordenadora de Educação do Instituto Arapyaú, Carolina Paseto e da subgerente de coordenação de integração comunitária da Pró-reitoria de Extensão da Uesc, Cintya Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário