terça-feira, 20 de novembro de 2018

Apenas ouço agora, o som do silêncio!

(Por Euzner Teles) - Fazem dois dias, que tenho estado distante, mesmo tendo que cumprir os meus deveres laborais.
Soube hoje da transmutação da minha amiga Auta Rosa...
A sensação agora é de que fumei um charuto de opium...
Meu distanciamento continua íntegro, e bastante silente!
Totalmente silente! 
Myriam Fraga, também de saudosa memória, disse certa vez em artigo, intitulado Minha Amiga Auta Rosa: 
"E aqui, à moda de poeta antigo, invocarei as graciosas ninfas do Abaeté para que me concedam engenho e arte para traçar, embora de forma canhestra, o perfil de tão estimada e invulgar personalidade."
Em mais de 30 anos de convivência permanente com o casal, aprendi a admirar Auta Rosa pelas suas qualidades pessoais e não apenas por ser a dona do coração (e da vontade, é mister que se reconheça) de meu querido amigo Calá. 
Qualidades que, diga-se de passagem, por estarem um tanto fora de moda, causam às vezes um certo mal-estar, principalmente no mundo nebuloso das relações sociais, políticas e, por que não dizer, culturais.
É que minha amiga Auta Rosa tem o hábito de declarar sempre o que pensa, e a franqueza e sinceridade com que defende suas opiniões, às vezes, tornam-se embaraçosas. Nesses momentos, o dedicado cônjuge escafede-se pela primeira saída e só retorna com a poeira assentada."
A quem invocarei para como ela ser engenhoso no falar?
Nesse momento, invocarei ao senhor de toda criação?
Sim pois vislumbrei todos os faróis dos fortes de Salvador iluminando...
E conversando com o Farol de Itapoã, que estava também distante...
Parecia estar muito saudoso!
Minha gratidão Auta Rosa, que um dia me disse:
Nem se engane !, isto aqui não é o filme Ensina-me a Viver!
E ainda assim...
Me ensinou muita coisa!
Por certo, São Pedro deva ter convidado Calasans, Jorge Amado e Dona Zélia, para em grande estilo, comemorarem sua chegada!
Fico imaginado ...
O céu ficará em festa !
E o Farol de Itapõa, ainda que com sua luz tênue...
Reacenderá com o auxílio dos demais fortes da Bahia ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário