terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Enterro orgânico: Casulos visam substituir caixões e transformar túmulos em árvores


(Pensar Contemporâneo) Ser enterrado em uma grande caixa de madeira está lentamente se tornando uma coisa do passado. Um novo projeto está sendo desenvolvido na Itália, com uma abordagem única ao conceito de morte.
A ideia de fazer seu corpo se tornar a semente de uma árvore após a morte foi desenvolvida pelos designers italianas Anna Citelli e Raoul Bretzel, e é intitulada “Capsula Mundi”. Os dois designers tiveram a ideia de usar uma cápsula orgânica e biodegradável como caixões naturais e agora estão tentando tirá-lo da fase de inicialização.


A ideia é que, em vez de criar cemitérios cheios de lápides, os mortos possam fornecer nutrientes para uma árvore de sua escolha que será colocada no topo da área em que foram enterrados.

O corpo do falecido é colocado em uma dessas cápsulas biodegradáveis ​​em posição fetal. A cápsula, com o falecido, é então enterrada e uma árvore ou a semente de uma árvore é plantada acima da cápsula. A pessoa que está sendo enterrada escolheria que tipo de árvore eles gostariam de plantar quando estivessem vivos.

Posição fetal


A cápsula é composta de plástico de amido, um tipo de plástico derivado de amido, tornando-o completamente biodegradável .
Casulos e árvores podem ser plantados juntos para formar uma “Floresta Memorial”.
O componente físico da ideia ainda não foi concretizado, em parte devido às leis funerárias da Itália . No entanto, se o projeto for bem-sucedido em seu objetivo, poderá revolucionar a maneira como vemos um ente querido que faleceu e até mudar completamente nossa percepção sobre a morte. Cuidar da árvore de um ente querido que já passou permite um novo nível de conexão com o falecido e com a natureza ao mesmo tempo.
A cápsula é plantada no solo da mesma maneira que plantaria uma semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário