domingo, 9 de fevereiro de 2020

A depressão não é uma escolha. Ela mata por dentro, sufoca o peito, causa isolamento, tristeza profunda

A depressão mata por dentro, sufoca o peito,
causa ansiedade, isolamento, tristeza profunda. 

Só quem teve a doença sabe como ela funciona.

(O SegredoRir da depressão de uma pessoa é um dos atos mais cruéis que alguém pode praticar. Debochar dessa doença, como se não passasse de uma noite mal dormida ou, sei lá, de uma frescurinha boba é demonstrar ignorância absoluta sobre um assunto tão sério.
O Brasil é o país mais depressivo da América Latina. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será até 2020, o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo.
Vejo gente falando mal da cantora Anitta porque se afastou de tudo para tratar a depressão grave que tem. Li comentários bizarros e ofensas terríveis de gente que acha que entende da vida.
Da vida ninguém entende nada, meu amigo. É tudo uma caixinha de surpresas, onde, muitas vezes, o estresse e a culpa ocupam um espaço maior do que a alegria de viver.

E aí é só ladeira abaixo. A depressão mata por dentro, sufoca o peito, causa ansiedade, isolamento, tristeza profunda. Só quem teve a doença sabe como ela funciona.
E digo mais: só quem já saiu dela é que pode dizer a força que tem. Não há morte mais dolorosa do que aquela que começa do lado de dentro, bem dentro. Não há!
Só quem teve a doença sabe como ela funciona.
Aí, o carinha se acha no direito de entrar no perfil de uma pessoa e destilar ódio e amargura, de diagnosticar suas tristezas com tons de deboche, de sátiras, causando uma dor maior ainda do que aquela que já é exageradamente grande.
Deixem a Anitta se tratar, deixem-na se afastar, isolar-se, reencontrar-se. Você pode não gostar do som que ela faz, mas isso não lhe dá o direito de empurrá-la ainda mais para o fundo do poço.
Vamos trabalhar a empatia, dizer palavras bonitas, dar força, mostrar exemplos de superação.
Vamos oferecer a mão para o afago ao invés de dar um soco. Vamos ajudar a cicatrizar ao invés de cortar ainda mais a ferida.
Todo mundo tem alguém que já passou pela dor da depressão, um amigo, uma mãe, um primo. Tem muita gente passando por isso nesse momento e lendo esse texto.
Para vocês, amigos e amigas, digo só uma coisa (e por experiência muito própria): a borboleta passa pelo pão que o diabo amassou, enquanto ainda é uma lagarta. Você vai sair desse casulo escuro e frio e perceber um mundo de possibilidades aqui fora.
Respeito sua dor. Respeito sua depressão. E, mesmo nunca tendo visto você na minha vida, ofereço o meu abraço e as minhas duas mãos para que levante e recomece tudo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário