quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

IBAMA autoriza dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus

A CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia - recebeu autorização do IBAMA para realizar a dragagem de manutenção do calado de navegação do Porto de Ilhéus. A licença foi expedida no último dia 14 de fevereiro. A dragagem de manutenção é fundamental para permitir que os navios possam transportar maior volume de carga, proporcionando mais competitividade das operações realizadas.
De acordo com o Parecer Técnico emitido pelo órgão, “entende-se como pertinente a execução da dragagem de manutenção pleiteada”, uma vez que ficou constatado que: não há contaminação do sedimento na área do porto, é baixo volume de sedimento a ser dragado e, após a dragagem de manutenção, haverá novo monitoramento do sedimento, da água e da biota aquática. A última dragagem de manutenção ocorrida no Porto de Ilhéus aconteceu entre fevereiro e maio de 2014.
O volume de sedimento a ser dragado nesta nova manutenção está estimado em 327.187 metros cúbicos. Os serviços de dragagem deverão ser executados com draga do tipo sucção e recalque. O material será descartado no aterro hidráulico existente na poligonal do Porto de Ilhéus. 
O IBAMA sugeriu à CODEBA a realização de uma série de medidas de controle e redução de impactos ambientais antes, durante e após a execução da dragagem, tais como: remoção e transplante de cobertura vegetal, realização de campanhas de afugentamento, remoção e soltura dos peixes em habitats similares, remoção de resíduos sólidos e monitoramento permanente dos sedimentos. 
A CODEBA já está adotando as providências necessárias para dar início ao processo de licitação, que resultará na contratação do serviço de dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário