terça-feira, 31 de março de 2020

Impressoras 3D da UESC podem ser utilizadas para produzir protetores faciais no combate à Covid-19

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, solicitou aos laboratórios da instituição de ensino superior que avaliem a possibilidade de utilizarem suas impressoras 3D na produção de protetores faciais, EPIs essenciais para minimizar o risco do contágio pela Covid-19. 
O apelo do Reitor foi feito durante reunião remota com os representantes dos órgãos da reitoria. Na manhã desta quinta-feira(26) será realizada outra reunião com os Diretores dos Departamentos, Pró-Reitorias e Assessorias da Universidade para definir estratégias no enfretamento da pandemia. 
A Universidade Estadual de Santa Cruz possui algumas impressoras 3D, três delas foram montadas, a baixo custo, pelo Laboratório de Projetos Mecânicos e Tribologia, do curso de Engenharia Mecânica. 
Foi esse laboratório que motivou, em 2018, a fabricação de uma prótese de uma mão mecânica, resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do discente Tiago Santa Fé, que teve como orientadores os professores/Ms. Erickson Fabiano Moura Sousa Silva e Victor Hugo Martins de Almeida. 
Uma rede de makers, profissionais com apoio do Governo do Estado, lançaram recentemente o projeto Face Shield for Life, reunindo e convidando os 'fazedores' para que utilizem suas impressoras 3D na produção de protetores faciais, EPIs essenciais para minimizar o risco do contágio pela Covid-19. O primeiro lote, com 200 unidades, será enviado para o Hospital Couto Maia. 
O projeto Face Shield for Life 3D é uma iniciativa de professores e voluntários da Escola Bahiana de Medicina, Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, explica que essa é uma rede de solidariedade formada por profissionais capacitados. “Temos um comitê gestor com representantes de instituições parceiras que estão nos ajudando nesta missão de imprimir protetores faciais. Nossos parceiros têm como meta a produção de 10 mil equipamentos em uma semana”, revela. 
A secretária Adélia Pinheiro, acrescenta que “já temos impressoras 3D rodando em instituições de ensino, empresas e residências nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os equipamentos produzidos serão entregues gratuitamente a profissionais de saúde de hospitais públicos e privados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário