Foto: Acervo da Pastoral da Criança |
(Pastoral da Criança) É na família que aprendemos nossos valores, nossas crenças. É onde formamos nosso caráter, desenvolvemos nosso senso de moral e do que é certo e errado. O ambiente familiar é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano, e é necessário um ambiente familiar harmonioso para que esse desenvolvimento seja completo e bem sucedido. Além da família, é muito importante que toda a comunidade esteja dentro dessa harmonia e ajude no desenvolvimento das crianças que ali moram, pois fazem parte desse convívio e compartilham dessa responsabilidade. Para falar sobre isso, a Pastoral da Criança convidou Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.
O que é paz?
Essa é uma pergunta interessante, porque há muito tempo nós pensávamos que a paz era somente a ausência de guerra, de brigas, de conflitos, mas hoje aprendemos que paz é algo muito maior! É um sentimento de plenitude e harmonia que chega quando agimos com sabedoria e inteligência, assim conseguimos encontrar o equilíbrio em meio a tantas dificuldades do dia a dia.
Ir. Veneranda da Silva Alencar
Congr. Irmãs Missionarias
de Santa Teresinha
|
Hoje, mais do que nunca, vemos a necessidade de cultivarmos a paz na família, dentro de casa. De acordo com as notícias a violência aumenta a cada dia em nossos municípios e não podemos deixar isso entrar dentro de nossa casa. O melhor jeito de impedir que a violência entre em nosso lar é tendo atitudes de paz.
Como nós podemos criar a paz na família?
Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Ele nos criou para a paz! O que nos atrapalha e faz com que a gente tenha atitudes com violência é o que está em nosso coração: o ódio, a raiva, o rancor, o ressentimento e tantos outros sentimentos que nos impedem de viver em paz. A paz precisa nascer a partir do esforço de cada um para tentar ser melhor, para viver o amor, a alegria pela vida, a presença do outro e a gratidão. Somente assim teremos condições de construir uma família que viva em paz e uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Como a Pastoral da Criança contribui para a paz na família?
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Os líderes da Pastoral da Criança se esforçam para levar às famílias uma mensagem de paz. Eles orientam às famílias que a paz se vive quando existe uma integração mútua de pais com filhos onde ambos se respeitem. A Igreja nos ensina que a família é o eixo da humanidade, é a sua pedra angular. O futuro da sociedade e da igreja passa pela família, pois é ali que os filhos e os pais devem ser felizes. Quem não experimentou o amor e a paz no seio familiar terá dificuldade para conhecê-los fora dele.
Mensagem Dra. Zilda Arns Neumann
Dra. Zilda Arns Neumann - Foto: Acervo da Pastoral da Criança |
Eu gostaria de dizer que realmente a educação para a paz começa antes de nascer, quando os pais aceitam bem a criança, procuram rezar para elas, cantar, acarinhar a barriga da mãe e depois através do aleitamento materno, que é fonte do amor e devolve muito as emoções. Assim a criança fica mais forte emocionalmente, capaz de enfrentar, resistir a tantas coisas que às vezes precisam passar na vida. Eu diria que: depois que nasceu também a criança deve ser muito acarinhada, muito valorizada, elogiada, mas também deve ter limites, e se não é para pegar tal coisa, não deve pegar tal coisa. Então, na vida deve-se ter limites, pois na vida não é possível ser feliz se fizer tudo que se passa pela cabeça, então isso, às vezes, cria muita violência dentro da família, porque a criança não foi educada para limites. A Pastoral da Criança elaborou os 10 Mandamentos para a Paz que estão no Brasil inteiro, milhões e milhões de folhetos foram feitos para que as famílias conhecessem como melhor viver para que haja paz nas famílias, porque havendo paz nas famílias, vai haver paz na comunidade e no pa
Nenhum comentário:
Postar um comentário