sexta-feira, 29 de maio de 2020

Pastoral da Criança: A importância de brincar sem brinquedo



A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora os sentidos da visão, audição, tato, e consegue aperfeiçoar seus movimentos. Na brincadeira desenvolve sua linguagem e seu pensamento, aprende e compreende as atividades, os costumes e a viver em comunidade. Brincar sem brinquedos é uma oportunidade que favorece a criação de espaços lúdicos e interativos tanto para os pequenos como para os adultos. É papel da família e da comunidade criar ambiente favorável, limpo e seguro, para que a criança possa explorar, se divertir e aprender novas possibilidades de realizar livres escolhas e construir boas relações de autonomia. Para falar sobre o assunto, convidamos Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Qual é a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?
Através do brincar, a criança forma o seu pensamento, descobre o mundo, constrói autonomia, aumenta a sua autoestima e cresce como pessoa. No Brasil, os direitos de brincar estão protegidos pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Lei 13257, de 2016, mais conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância.
Parece que quando se fala em brinquedos, só se pensa em brinquedos que vêm das lojas. A senhora poderia explicar o que é um brinquedo e o que é uma brincadeira?
O brinquedo é o objeto utilizado para divertir a criança e sempre deve aguçar e estimular o interesse da criança. A brincadeira é a ação de brincar que favorece o divertimento, a curiosidade e o desejo de realizar outras descobertas.
E como as crianças podem brincar sem os brinquedos das lojas?
A criança gosta muito mais de explorar os objetos da casa do que um brinquedo comprado. A brincadeira acontece quando os pais criam espaços divertidos, sentam no chão, contam histórias, conversam com as crianças e oferecem objetos simples, mas que têm muitos jeitos de explorar e brincar.
Como a família pode promover um ambiente favorável para a criança brincar? 
Irmã Veroni Medeiros 
Um ambiente favorável pode ser organizado dentro de casa ou fora de casa. Como por exemplo: uma toalha, um lençol, colocados sobre duas cadeiras, dá uma bonita cabana para brincar; sentar no chão para jogar cinco-Marias; montar um quebra-cabeça ou brincar de faz-de-conta com uma panela e uma colher de pau faz toda a diferença. Ambiente favorável é sempre aquele que a criança se sente segura, amada e cuidada.
Como é que os pais podem organizar brincadeiras onde não há espaço ou o espaço em casa ou nas comunidades é muito pequeno? Que alternativas existem hoje?
Podemos pensar em pequenos espaços dentro e fora da casa. As famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança, depois da pandemia, podem levar os seus filhos para participar da Celebração da Vida e brincar com os brinquedistas.

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