segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Inauguradas as novas instalações do Cepedi

O Cepedi - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus – inaugurou as suas novas instalações. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (26), na Avenida Professor Milton Santos, nº 597, Bairro Tapera, e marcou o transcurso de 18 anos em atividade do órgão de pesquisa.
A solenidade foi presidida pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz e presidente do Conselho de Administração do Cepedi, Alessandro Fernandes de Santana, contou com as presenças do vice-reitor da Uesc, Mauricio Moreau; o presidente do Sindicato das Indústrias de Informática e Eletrônica de Ilhéus, Silvio Luis Comin; pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal Sul da Bahia, Fabricio Forgerini.
Também, de forma virtual, estava presente: a reitora da Uesc (2012-2019), ex-presidente do Cepedi, atual secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro; Ex-diretor e ex-presidente do Centro de Pesquisa, Antônio Zugaib; representantes da parceira Ingenico Brasil, empresários e professores da Uesc.
As atuais instalações ocupam mais de 600m², que acomodam uma moderna infraestrutura para realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios para testes e ensaios de produtos eletrônicos, salas de treinamento, espaços para reuniões e auditório. Atualmente, cerca de 20 empresas nas áreas de engenharia de produção e desenvolvimento de software de todo Brasil atuam nos laboratórios do Cepedi, visando transformar pesquisa e desenvolvimento em soluções inovadoras e de valor agregado.
O reitor e presidente do Conselho Administrativo do instituto, Alessandro de Santana, salientou que “as novas instalações consolidam uma trajetória de crescimento constante do Cepedi nos últimos anos, através de parcerias tecnológicas sólidas com importantes empresas do segmento de eletroeletrônicos. Marcam, também, uma nova etapa no órgão que deve estar cada vez mais aberto aos docentes, discentes e egressos da Uesc e das demais instituições de ensino superior de Ilhéus e Itabuna,” enfatizando que “é a revolução do conhecimento que vai fazer o futuro.”
Somente em 2019 foram mais de 50 mil horas de execução em projetos, mais de 50 clientes atendidos e cerca de 60 talentos colaborando diariamente nas suas atividades, entre doutores, mestres, especialistas e graduados.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, professor Jose Alfredo de Souza (DCET/Uesc), lembra que o Cepedi executa projetos que contribuem para o retorno do investimento de seus parceiros e tem se destacado como importante ator no ecossistema de inovação regional.
O Centre de Pesquisa foi fundado em 26 de setembro de 2002, por iniciativa da Prefeitura de Ilhéus e das entidades que o compõem (Sinec, Sebrae, Associação Comercial, Câmara de Vereadores e Uesc), com a finalidade de desenvolver projetos de pesquisa e inovação. Um ano depois, a gestão da instituição foi transferida para a competência da Uesc.
O instituto é credenciado no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para captação, utilização e desenvolvimento de projetos incentivados no âmbito da Lei de Informática e lei do bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário