Nesta semana, a Dinamarca anunciou que planejava abater toda a população de visons – mamífero parecido com as doninhas – do país para conter a disseminação de uma nova variante do novo coronavírus detectada em fazendas de criação desses animais. Existem entre 15 e 17 milhões de visons na Dinamarca. Já a população humana do país gira em torno de 5,5 milhões.
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse na quarta-feira (4) que a decisão de abater os visons foi tomada com "o coração apertado", mas foi necessária com base na recomendação das autoridades de saúde.
Carcaças de visons em Farre, na Dinamarca; país sacrificará até 17 milhões de animais para evitar contaminação por coronavírusFoto: Ritzau Scanpix - 21.out.2020/Mette Moerk via Reuters
Neste sábado (7), o Reino Unido anunciou que proibiu a entrada de viajantes dinamarqueses por causa do surto. A medida entrou em vigor às 4 da manhã e cidadãos britânicos que voltarem para casa serão forçados a ficar em quarentena por duas semanas.
O que aconteceu na Dinamarca?
A Dinamarca anunciou que eliminaria toda a sua população de visons depois de descobrir evidências de que a doença que causa o novo coronavírus havia sofrido mutação no animal, após ser transmitida por humanos. A nova variante também se espalhou para os humanos, com 214 infecções confirmadas até sexta-feira (6).
O governo dinamarquês também anunciou restrições para os sete municípios onde a nova cepa foi detectada. "O vírus sofreu uma mutação nos visons. O vírus mutado se espalhou para os humanos", disse Frederiksen.
O Statens Serum Institut, autoridade dinamarquesa com sede em Copenhagen que lida com doenças infecciosas, encontrou cinco casos do vírus em fazendas de visons e 12 exemplos em humanos que mostraram sensibilidade reduzida a anticorpos, disse ela. Permitir que o vírus se espalhe pode limitar a eficácia de futuras vacinas.
Os visons e a Covid-19 são um problema em outros países?
Sim. A agência Reuters relatou que 90.000 visons foram mortos na Espanha durante o verão, após um surto em uma fazenda em que vários trabalhadores da fazenda foram infectados.
Em junho, a Reuters também relatou que 10.000 visons adultos e cerca de 50.000 filhotes foram mortos com gás em uma fazenda em De Mortel, cidade no sul da Holanda.
O que eles estão fazendo com os visons?
Toda a população dinamarquesa de visons deve ser rapidamente abatida para impedir a propagação da nova forma mutante do vírus.
Se o coronavírus sofrer mutação, isso afetará as vacinas?
Não necessariamente. A corrida para desenvolver vacinas, em andamento em todo o mundo, é para combater a Covid-19. O que foi encontrado nos visons é uma variação do SARS-CoV-2, que a Organização Mundial de Saúde descreve como "o vírus que causa o Covid-19".
Falando em uma reunião na sexta-feira, a epidemiologista da OMS, Maria Van Kekhove, alertou que "as mutações são normais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário