quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Porto de Ilhéus e obras da Fiol recebe visita técnica de Governo Federal

Uma caravana formada por representantes de diversos órgãos do Governo Federal está na Bahia  para visita às principais obras da infraestrutura federal no estado, a Fiol, o Porto Sul e o Porto de Ilhéus. Além disso, eles irão participar de rodadas de conversas com empresários do setor produtivo da região.
“O grupo multidisciplinar que integra a comitiva desta visita técnica entende que, somente a partir do fortalecimento da intermodalidade e do fomento a parcerias entre os setores público e privado levaremos a infraestrutura nacional aos níveis de que o país precisa para se desenvolver ainda mais”, declarou o diretor-presidente da Valec, André Kuhn.
Para o coordenador-geral de Projetos Ferroviários do MInfra, Thiago Alvarenga, a agenda é uma oportunidade para avaliar obras importantes do ministério que estão a todo vapor no estado. “O volume de investimentos privados e a preocupação com o cronograma de execução demonstram que o setor privado acredita na Fiol. O projeto será bem-sucedido e trará desenvolvimento para a região e pra logística nacional”, enfatizou Thiago.
A segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, denominada Fiol II, segue em obras no interior baiano. O trecho de 485,4 km, que vai de Caetité a Barreiras, está sendo construído pela Valec, gerando aproximadamente 1 mil empregos diretos e 2 mil indiretos. Em setembro de 2020, foi firmada parceria entre a Valec e o Exército para que a corporação atue nas obras de parte do lote 6 da ferrovia (aproximadamente 18 km), para maior celeridade das obras. A meta da estatal é viabilizar a subconcessão da Fiol II ao entregar a obra com aproximadamente 80% de avanço físico até o final de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário