quinta-feira, 8 de abril de 2021

Bamin vislumbra um novo ciclo de crescimento para Bahia

Produção de minério de ferro, porto e ferrovia trarão significativos avanços socioeconômicos para o estado e para o País
A BAMIN comemora o grande passo dado com a conquista da FIOL para a consolidação da logística de seus projetos e operações. Os empreendimentos vêm dando à Bahia um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento. No Brasil há mais de 15 anos, o grupo investe continuamente em seus negócios, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, e o Porto Sul, em Ilhéus.
Com a FIOL, os dois empreendimentos vão prover o fornecimento com baixo custo de um minério de ferro de alta qualidade, excepcional no mercado mundial. Por demandar menor custo de produção, com redução do consumo de energia e emissão de poluentes, também contribui para melhorar a performance da indústria.
Os projetos da BAMIN na mina e no porto irão gerar mais de 10 mil empregos diretos e 60 mil indiretos na fase de implantação e 1.500 empregos diretos e 9 mil indiretos quando entrarem em operação.
Com a FIOL, a BAMIN vai alavancar o potencial mineral do estado, em fase inicial. O corredor logístico cria oportunidades, induz o crescimento e favorece, além de mineradoras, toda a cadeia de fornecedores essenciais de insumos e suporte.
Além da BAMIN, na Bahia e Norte de Minas Gerais há inúmeras empresas mineradoras e outras, de diferentes segmentos, que atendem ao mercado nacional e têm interesse em levar seus produtos para o exterior. A ferrovia possibilitará oportunidade de desenvolvimento de empresas que já estão no seu trajeto e de novas, que poderão se instalar.
Experiência em ferrovias
A BAMIN faz parte da Eurasian Resources Group – ERG, presente em 15 países, empregando mais de 75 mil pessoas em todo o mundo. A ERG é uma empresa líder em mineração, metais e logística. É o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias. É também filiado às principais organizações internacionais para desenvolver práticas de mineração e logística sustentáveis. A FIOL se beneficia de toda a experiência do grupo.
Mina Pedra de Ferro tornará a Bahia o terceiro produtor de minério do Brasil
A Mina Pedra de Ferro tem atualmente capacidade de produção para dois milhões de toneladas por ano e tem como meta a produção total de 18 milhões de toneladas anuais, o que tornará a Bahia o terceiro maior estado produtor de minério de ferro do Brasil. Os maiores atualmente são Pará e Minas Gerais.
Porto Sul amplia a capacidade exportadora da Bahia e do Brasil
Pormeio do Porto Sul, terminal portuário com capacidade de até 42 milhões de toneladas por ano, a BAMIN exportará a sua produção para o mercado internacional, disponibilizando 50% da capacidade total do porto também para outras cargas - tais como grãos, fertilizantes e outros minérios. O terminal deve se tornar o primeiro do Nordeste a receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas. Em construção, ficará pronto em 2026.
Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL
A capacidade total da via é para 60 milhões de toneladas por ano. A BAMIN utilizará até 18 milhões de toneladas anuais. As cargas da mineradora irão demandar apenas um terço da capacidade da via. Outros dois terços serão dedicados a outros produtos provenientes do agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário