domingo, 11 de abril de 2021

Edifício Kaufmann, em Ilhéus, tem novo elevador

Por Dra. Ana Matilde Hora - O edifício Kaufmann é considerado um dos pioneiros prédios comerciais, com elevador, no município de Ilhéus. A obra permanece ativa, funcional e carregando um pouco da nossa história. Além de dezenas de pessoas que desfrutam do prédio comercial, diariamente
Com visão empreendedora, apesar da crise econômica, o Dr Hugo Kaufmann, investiu num elevador mais moderno, para beneficiar a todos. No dia 31 de março, do corrente ano (quarta-feira), foi inaugurado, simbolicamente o moderno elevador que proporcionará mais conforto àqueles que fazem parte e desfrutam do complexo comercial. Na oportunidade, respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento físico, foi lido o pronunciamento de Dr. Hugo Kaufman, na voz de seu representante, Sr Edmilson.
Palavras do Dr. Hugo Kaufmann
Finalmente hoje, 31 de março de 2021, estamos inaugurando o novo elevador (número 02), do Edf. Hugo Kaufmann - Ilhéus. Pode parecer um pequeno trabalho, face mesmo a outras realizações nossas, contudo, grande, ou melhor, imensa realização, diante de tantos obstáculos antepostos aos nossos objetivos, pelas autoridades locais. O resultado está aí, Ilhéus e Itabuna, jóias da coroa há meio século atrás entre municípios baianos, agora estão sendo citados como exemplo de decadência. Vitória da Conquista, então fundo de quintal dos ilheenses, hoje ostenta o título de terceira cidade baiana. A sua população supera, em números, Itabuna e Ilhéus juntos. Isso tudo, porque bem administrada.
Nós aqui, apesar das ótimas e últimas terras apropriadas para o cacau no mundo inteiro, estamos esquecidos pelo governo federal. O consumo de cacau aumenta em todo o mundo, mas as nossas terras não são apropriadas para a agricultura moderna, por causa de suas terras alcantiladas. A indústria de cacau aqui inventada pelas mãos de empresas brasileiras, agora está dominada por multinacionais gigantes. Adiciona-se a isto, o desinteresse de nossas autoridades. E assim, os descendentes dos heróicos desbravadores estão reduzidos a réus por dívidas geradas e por um fundo, que a rigor, pertence à lavoura de cacau, ou seja, uma injusta retenção.
Portanto, não sem motivo, que esse edifício recebeu o nome de Hugo Kaufmann (1876-1948), cognominado pioneiro da indústria de cacau.
Essa inauguração é o resultado de muito trabalho durante duas décadas de tentativas.
O primeiro passo foi nos livrarmos da incompetente empresa de manutenção. Iniciamos então o contato com a direção da Schindler, empresa suíça conceituada internacionalmente no ramo de elevadores, quando o Sr. Luiz Martins da Costa nos propiciou verdadeiras aulas sobre o assunto, aulas essas que resultaram na criação de nossa cartilha de trabalho no setor.
Contamos, do nosso lado, com o dedicado empenho da equipe Orkauf e principalmente com a colaboração de Ricardo Andrade, de tradicional família de cacauicultores baianos itabunenses.
E assim, chegamos ao dia de hoje, inaugurando este elevador moderno, pensando já no dia de amanhã e na possível troca do elevador número 01.
Esse elevador simboliza um investimento de grande valor para o nosso novo ramo de trabalho, o ramo imobiliário, compensando de certa forma, outras atividades que tivemos que abandonar.
Inspirando-nos em Neil Armstrong, primeiro terráqueo que pisou no solo selenita há meio século, proferindo aquela célebre frase: “um pequeno passo para um homem, porém um grande salto para a humanidade” temos a convicção que esse novo elevador representa para nós esse grande salto, claro que guardadas as devidas proporções.
Fernando Pessoa pontificou que, “grandes coisas geralmente têm um pequeno começo”. Na verdade, essa obra está de longe entre as maiores que por aqui realizamos, entretanto, ela representa para nós um grande passo, ao nos sentirmos participantes da grandeza regional.
Vamos terminando por aqui, porque o futuro nos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário