segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

ADR, Arapyaú e Instituto Natura apresenta a secretária Adélia Pinheiro, o Programa de Apoio Estadual à Alfabetização

Representantes do Instituto Arapyaú, Instituto Natura, Associação Bem Comum e ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) Sul da Bahia se reuniram, no início de fevereiro, com líderes de pastas do Governo da Bahia na capital do estado. Durante a audiência com a Secretária de Educação, Adélia Pinheiro, foram apresentados o Programa de Apoio Estadual à Alfabetização, o PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) e uma abordagem sobre o Ensino Médio Integral. O principal objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria entre a SEC e o Instituto Natura para planejar a execução de ações que possam fortalecer as políticas educacionais do estado.
“As sugestões levadas à Secretária estão entre as prioridades estabelecidas no documento ‘Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026)’, organizado e lançado pela ADR ainda em 2022 para consolidar uma parceria entre a Agência e a nova gestão estadual”, lembra Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR Sul da Bahia. A equipe técnica da SEC se comprometeu a avaliar os programas apresentados e um novo encontro foi agendado para definir o andamento da parceria.
Já na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o grupo composto por Thaís Ferraz e Ricardo Gomes (Arapyaú) e Mariana Sales (ADR), foi recebido pela Secretária Estadual Elisângela Araújo, que compartilhou suas pautas prioritárias de atuação para inclusão socioprodutiva e enfrentamento à violência. Nesse encontro, o objetivo das instituições era o de articular ações de inclusão produtiva no Sul da Bahia. “Vale ressaltar que a Secretária Elisângela é agricultora familiar nascida no semiárido do nordeste baiano e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do atual presidente”, destaca Ricardo Gomes, que agrega os cargos de gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú, e de Presidente da ADR Sul da Bahia.
Cacau - Por último, houve uma reunião com o chefe de Gabinete da Seagri (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), Thiago Guedes. Na ocasião, alguns temas foram abordados em prol do desenvolvimento da lavoura cacaueira do sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário